Câncer de mama: Hospital Municipal oferta serviço para diagnóstico precoce

Você está visualizando atualmente Câncer de mama: Hospital Municipal oferta serviço para diagnóstico precoce

No mês voltado às mulheres e, também, o mês em que o município completa 38 anos, a Prefeitura de Maracanaú, através do Hospital Municipal João Elísio de Holanda, passa a ofertar para a população o serviço de Biópsia Mamária. A diretora-geral, Cristina Oliveira, e a Secretaria de Saúde, Socorro Norjosa, participaram, na tarde desta segunda-feira (08/03), dos primeiros exames realizados no local. Na oportunidade, Cristina Oliveira falou sobre a importância do atendimento, já que o “câncer de mama acomete mulheres e homens, embora, nestes últimos, com menor incidência. E de todos os tipos de câncer, o de mama é o que mais mata mulheres. Precisamos fazer o diagnóstico precocemente para salvar a vida”.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer de mama se aproximam dos 100%, o que reduz significativamente o número de óbitos por conta da doença. Após a realização da consulta na Unidade Básica de Saúde, caso seja necessário, o usuário é encaminhado para atendimento especializado no Hospital Municipal, com marcação prévia realizada pelo SISREG. O Hospital Municipal dispõe de profissionais na área de mastologia, que farão a avaliação clínica e a análise do resultado do exame de mamografia.

Além da diretora-geral Cristina Oliveira e da secretária de Saúde, Socorro Norjosa, participaram do ato o diretor clínico, Dr. Marden Moura; o médico responsável pelas biópsias, Dr Ângelo Roncalli; a gerente da imagem, Dasdores Feitosa; a diretora Administrativa, Nivea Barroso e a diretora Assistencial, Izabelle Rocha.