Centro de Testagem de Maracanaú conta com novo espaço

Você está visualizando atualmente Centro de Testagem de Maracanaú conta com novo espaço

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde e da Direção da Atenção Secundária, inaugurou na última quarta-feira, 05/07, o novo espaço do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado – CTA/SAE. A unidade está localizada no 2º andar do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda, e conta com salas amplas e reservadas para o atendimento e acompanhamento dos pacientes.

O CTA/SAE conta com uma equipe multidisciplinar composta por clínico geral, infectologista, psicóloga, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente administrativo. No local, são realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. O equipamento recebe demanda espontânea, ou seja, qualquer morador de Maracanaú que precisar do serviço, pode se dirigir à unidade e receber atendimento e se necessário, acompanhamento.

Além disso, O CTA/SAE de Maracanaú, juntamente com as cidades de Fortaleza e Sobral, participa do “Projeto Circuito Rápido da Aids Avançada”, do Ministério da Saúde. O Programa busca agilizar o acesso ao diagnóstico e tratamento da Aids, através de estratégias de testagem rápida e acompanhamento médico especializado, tendo como objetivo identificar precocemente a infecção pelo HIV e oferecer cuidado inclusivo aos pacientes em estágio avançado da doença.