Coordenadora pedagógica do CLM participa de Especialização na Irlanda

Você está visualizando atualmente Coordenadora pedagógica do CLM participa de Especialização na Irlanda

Luzirene Barros, coordenadora pedagógica do Centro de Línguas de Maracanaú – CLM, foi selecionada para participar do Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda. O curso de especialização em Tutoria e Liderança Educacional terá duração de 11 meses e acontece na Faculdade Mary Immaculate College, em Limerick, na Irlanda.

Esta seleção foi desenvolvida para diretores, coordenadores e supervisores pedagógicos que atuam em escolas de educação básica das redes públicas ou privadas sem fins lucrativos. Um dos principais objetivos será trabalhar as dificuldades e implantar alternativas para melhoria da gestão com foco em aspectos relacionados à realidade de cada escola.

Ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, o processo seletivo foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa foram solicitadas a documentação (formação, tempo de trabalho, tempo de coordenação) e a elaboração de um projeto para aperfeiçoamento da gestão, a ser implantado no retorno à escola. Na segunda etapa foram realizadas a apresentação de teste de proficiência e passaporte válido. 30 vagas foram ofertadas, porém apenas 19 candidatos desempenhavam os requisitos exigidos na seleção.

Para Luzirene, o curso de imersão em Inglês a auxiliará no aperfeiçoamento do nível da língua, pois fará preparatório em que é aplicado o International English Language Testing System – IELTS, que é um dos exames de Cambridge realizados e é exigido para ingressar nos cursos de graduação e pós-graduação nas faculdades que o reconhecem e, também, com a realização da especialização em mentoria e liderança em educação, ampliará sua experiência sobre as perspectivas globais no contexto educacional. “O resultado disso refletirá futuramente no trabalho que desenvolvo juntamente com o Carlos, a Silvana, a Janaína e o corpo docente do Centro de Línguas de Maracanaú”, conta a coordenadora.

“A conclusão desta Especialização me ajudará a levar não só para o CLM, mas para Maracanaú, uma visão mais ampla de trabalho conjunto e novas propostas socioeducacionais para a melhoria da educação em nosso município. O projeto a ser implantado em meu retorno contará não só para uma atualização do Projeto Político Pedagógico – PPP, como também será direcionado à formação continuada de professores”. (Bruna Marques)