Escola Rui Barbosa realiza I Gincana Escolar

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No último dia 23, sexta-feira, a Escola Rui Barbosa realizou sua primeira gincana escolar com culminância das apresentações na nova quadra poliesportiva da escola. O equipamento foi oficialmente entregue durante o evento, com a presença do Secretário de Educação, Professor Marcelo Farias, demais autoridades e técnicos da SME.

A gincana contou com a participação massiva dos alunos e professores, que foram divididos em equipes. O tema central eram os países participantes das Olimpíadas Rio 2016 e cada sala recebeu o nome de um país para abordagem cultural durante a competição. O evento foi marcado por várias apresentações culturais. Na abertura, um bailarino representando um desportista paralímpico realizou uma apresentação falando da superação de desafios. Em seguida, houve apresentação dos gritos de guerra das equipes, coreografias e apresentações culturais caracterizando cada país abordado. O destaque ficou por conta das equipes da Índia, que realizou uma coreografia indiana utilizando roupas, acessórios e pinturas próprias da cultura do país, e da Argentina, com uma coreografia de tango. Outro destaque ficou reservado ao final da gincana, com um número de dança apresentado pelos próprios educadores.

A gincana foi encerrada nos dias 29 e 30 de setembro, com a exposição de conteúdo em sala de aula, onde os alunos puderam ornamentar seu espaço, além de divulgar informações sobre os aspectos culturais e políticos de cada país. A coordenação pedagógica criou o regulamento da competição. Foram avaliados os seguintes requisitos: aspectos culturais, políticos, originalidade, visual harmônico (decoração da sala) e apresentação de conteúdo. Os avaliadores foram gestores e técnicos da SME convidados, além de ex-professores e acadêmicos de diversas áreas.

O diretor da Escola Rui Barbosa, Plácido Cavalcante, falou sobre como surgiu a ideia de realizar a gincana: “A I Gincana Rui Barbosa surgiu durante as semanas de planejamento pedagógico, onde foi lançada a proposta de homenagear a Olimpíada e Paralimpíada que foi realizada no Brasil este ano. Então, foi preparado regulamento para definir divisão de equipes, tarefas e regras. Foi feito também o sorteio das equipes e dos professores que coordenariam as atividades, cada uma representando um dos países participantes do evento esportivo. A competição foi realizada com turmas de Fundamental I e II. A iniciativa deu certo, tanto que foi visível a integração entre alunos e professores e até mesmo entre alunos de turmas diferentes. A finalidade era exatamente favorecer essa interação entre alunos e professores, promovendo a inclusão e a promoção da busca de conhecimento” – conclui. (Thaynan Lima)