Você está visualizando atualmente Escolas Municipais com o Projeto “Eu Sou Cidadão” recebem visita da autora Tatiana Passos Zylberberg

As Escolas Municipais que participam do Projeto “Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura” receberam, no dia 5 de dezembro, a visita de Tatiana Passos Zylberberg, professora e autora do livro “O Menino que Desenhava o Invisível”. O tema foi “Um Olhar Torna Visível”, com os objetivos de valorizar e democratizar o acesso e o fomento à leitura, contribuindo com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, além de apoiar à criação e o consumo de bens de leitura.

As visitas ocorreram nas Escola Comissário Francisco Barbosa, Escola José Mário Barbosa, Escola Construindo o Saber e Escola José Dantas Sobrinho para formar crianças e adolescentes como agentes multiplicadores, sensibilizando a comunidade para o prazer da leitura. A autora abordou sobre a rede escolar e a comunidade com as temáticas propostas nos livros da coleção do projeto, possibilitando a participação da família, fortalecendo os vínculos e estimulando a produção escrita. Os alunos das escolas fizeram apresentações artísticas com poesias, dança, teatro, contação de histórias e canto.

As ações propostas para as atividades no Município são rodas de leitura, contação de histórias, apresentação teatral, palestras sobre uma das temáticas chave e empréstimos do livro. Estiveram presentes nos encontros, Fábio Freire, o Coordenador de Ações Socioeducativas Complementares, as Coordenadoras do projeto no município, Cecilia Maria Sales, Glaudia Pereira de Lima, Maria das Graças Martins e Maria Amilca de Sousa.

Tatiana Zylberberg, autora do livro enfatizou a experiência nas visitas, “foi uma experiência indescritível, porque quando a gente escreve um livro, queremos que ele chegue nas pessoas, é o grande propósito do projeto Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura. Os temas de urgência social saíam dos livros e que isso aconteça a partir do protagonismo dos estudantes, nas diferentes escolas. Está sendo incrível essas visitas nessas escolas, não tenho palavras para descrever a emoção e o orgulho do que eles são capazes de criar, construir, transformar e produzir a partir do livro”.

Salomé Soares, diretora da Escola Comissário Francisco Barbosa, destacou o projeto na escola. “Falar sobre o projeto Eu Sou Cidadão é falar de um protagonismo juvenil, depois do lançamento do livro da Tatiana, fizemos um trabalho sobre aceitação, pois eles se permitiram e se identificaram com a história do Will. Então, a partir disso, foram criadas várias ações. Esse evento foi conduzido por eles, desde as apresentações até a blusa sobre o projeto. Tudo que está aqui foi tudo eles que criaram. Eu diria que os estudantes estão abertos as várias ações, como música, dança, poesia e devo isso ao diálogo com o livro que oportunizou nesse sentido”.

Flávio Silva, diretor da Escola José Mário Barbosa, contou sobre a leitura do livro e as apresentações dos alunos. “A aproximação da escritora com o leitor é muito importante, pois com esse contato eles percebem a importância da leitura e escrita, que por mais que seja uma ficção, tem um significado real que faz parte da vida e do aprendizado deles. Aqui sempre tem as atividades de Artes, já é quase natural da escola. As apresentações foram excelentes, as interações que tiveram com a autora foi um espaço de aprendizagem, de crescimento, principalmente para a vida”.

Mariana Belchior, aluna da Escola Comissário Francisco Barbosa, que fez apresentações de poesia e canto para o público, disse o que achou do momento: “Faço parte do projeto Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura. Eu estou gostando dessa visita da autora, pois a Tatiana não está apenas assistindo, mas está se expressando com a gente e isso está sendo bem legal. O projeto permite que os alunos interajam entre si e a gente gosta”, finaliza. (Bruna Marques/ Renata Talissa/ Johnatan Araújo)