Estudantes são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA

You are currently viewing Estudantes são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA

Os estudantes da rede municipal de ensino participaram da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA, que é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira – SAB em parceria com a Agência Espacial Brasileira – AEB. Nesta edição de 2019, os estudantes de quatro escolas municipais conquistaram 33 medalhas sendo 7 de Ouro, 8 de Prata e 18 de Bronze, incluindo certificados.

Os objetivos da OBA são fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e Ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa e mobilizar alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas. Os estudantes também participaram da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes – MOBFOG, que tem por finalidade desenvolver o interesse dos alunos por física e astronomia, de forma experimental, que consiste em construir e lançar foguetes o mais distante possível, a partir de uma base de lançamento.

José Alcy de Pinho Martins, professor de Ciências das Escolas Municipais Professora Maria de Lourdes Silva e Júlio César Costa Lima I, localizadas no bairro Alto Alegre, enfatiza que a conquista de 28 medalhas por alunos participantes que ele ensina acontece devido a mobilização para o conhecimento. “Nas aulas, despertamos o interesse dos estudantes para astronomia, eles participam. O resultado foi satisfatório, pois conseguimos um número expressivo de medalhistas”.

Ana Virgínia da Silva, coordenadora pedagógica da Escola Júlio César Costa Lima I, fez uma análise do evento. “Foi interessante, pois percebemos o envolvimento dos alunos tanto no lançamento dos foguetes, que passou a ser muito esperado por eles, como na realização da avaliação. Temos alunos com deficiências que se encantaram com as descobertas que a Astronomia os proporcionou”, destaca a coordenadora.

João Paulo Silva de Lima, professor de Ciências da Escola Municipal Manoel Róseo Landim, localizada no distrito de Mucunã, ressalta que os estudantes participam da OBA desde 2014 e que “os alunos se envolvem bastante, visto que os planetas, as estrelas e os cometas sempre despertam a atenção deles”.

Sílvio Sérgio Coelho de Menezes, professor de Ciências da Escola João Magalhães de Oliveira, localizada no bairro Cágado, contou sobre as atividades na escola. “Nossa escola começou a participar da Olimpíada no ano passado e o interesse dos alunos têm aumentado. É uma excelente oportunidade para aprender praticando. Muito gratificante ver os resultados aparecendo, sinal que estamos motivando-os a participar”, finaliza.

Lucas Avelino dos Santos, estudante da Escola Professora Maria de Lourdes Silva e medalhista de ouro, fala com entusiasmo sobre a experiência que teve com prova da OBA. “Sempre fui muito curioso e essa prova despertou ainda mais meu interesse sobre Astronomia”. (Bruna Marques/Renata Talissa)

Confira os 33 medalhistas da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA 2019:

Medalha

Escola Júlio César Costa Lima I

Professor

José Alcy de Pinho Martins

Ouro

Brenda Vitoria Bezerra Brito

Ouro

Cauã Dias Colares

Ouro

Pedro Henrique Pereira de Sousa

Prata

Hortência Kassiane da Silva Araújo

Prata

Maria Helena Silva de Assis

Prata

Mycaias Araújo dos Santos

Bronze

Jefferson dos Santos Silva

Bronze

Pedro Regis Lima Alves Pereira

Bronze

Nícolas Cândido da Silva

Bronze

Flávia Pereira de Sá Oliveira

Bronze

Arthur César Sousa da Silva

Bronze

Johnata Eudson da Silva Pereira

Bronze

Graziele de Oliveira Bezerra

Bronze

Júlia Ferreira Araújo

Bronze

Letícia Medina Lima

Bronze

Marcus Vinícius Oliveira Batista

Bronze

Raylane Ketlen Sousa Cordeiro

Bronze

Sofia Maria Nascimento Brasiliano

Bronze

Wirley Levy Alves Lima

Medalha

Escola Professora Maria de Lourdes Silva

Professor

José Alcy de Pinho Martins

Ouro

Isadora Afonso de Queiroz

Ouro

Lucas Avelino dos Santos

Ouro

Sthefany Jerônimo Gonçalves

Prata

Francisca Angeline Bezerra Carneiro

Prata

Iorrana Barros de Oliveira

Prata

Marcos Vinícius Cardoso da Silva

Prata

Irislene Oliveira de Sousa

Bronze

Cauã Benevinuto Chaves

Bronze

Janaína Barbosa Lemos

Medalha

Escola Manoel Róseo Landim

Professor

João Paulo Silva de Lima

Ouro

Maria Gisellen dos Anjos

Bronze

Maria Clara Oliveira Coutinho

Bronze

Keven Vieira Sousa

Medalha

Escola João Magalhães de Oliveira

Professor

Sílvio Sérgio Coelho de Menezes

Prata

Francisco Laênio de Moura Oliveira

Bronze

Iasmim Santos Pereira