A sexta edição do FestCine Maracanaú – Festival de Cinema Digital e Novas Mídias encerrou nesta última sexta-feira, 11, no Centro Cultural Dorian Sampaio. O evento teve início às 19 horas e contou com a participação de centenas de espectadores, dentre eles o prefeito Firmo Camurça e diversas autoridades locais.
Nesta edição, foram homenageados com o Troféu Maracanaú, a deputada estadual Fernanda Pessoa (PR), o diretor da empresa de transporte Via Metro, André Eskinazi, e Natal, primeiro cineasta de Maracanaú. A deputada estadual Fernanda Pessoa relatou em seu discurso a felicidade de receber a homenagem. “Fico muito feliz e com a responsabilidade cada vez maior de representar o Município na Assembleia. Parabenizo o Município de Maracanaú por incentivar a cultura local”, afirma a deputada.
Festival de Cinema Digital e Novas Mídias é realizado pela Alfa 2 Comunicação e Entretenimento. Produção: Abraham Filmes e Estúdio Digital. Patrocínio: Coelce. Parceria do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult), Prefeitura de Maracanaú e Fundação Cultural de Maracanaú.
Saiba mais – Durante 60 dias a organização do FestCine Maracanaú – Festival de Cinema Digital e Novas Mídias recebeu 380 inscrições de produções oriundas de todos os estados brasileiros, para participarem das mostras competitivas de longas e curtas metragens, Mostra Rodolfo Teófilo e Mostra Novas Mídias. Nesta edição, competiram videoclipes e webseries. Este ano contemplou maior número de produções cearenses valorizando o realizador local. (Bruna Morais)
Premiados do FestCine Maracanaú 2016:
Longa Metragem
Melhor Longa: Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós –direção: Petrus Cariry
Melhor Direção: Do Outro Lado do Atlântico – Doc – 90 min – CE – direção: Márcio Câmara e Daniele Ellery
Melhor ator: Everaldo Pontes do filme Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós
Melhor atriz: Sabrina Greve do filme Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós
Melhor fotografia: Alex Meira do filme a A Lenda do Gato Preto
Melhor roteiro: EU – O Filme – Fic – 114m – CE – direção: Washington Carvalho
Curta Metragem
Melhor Curta: Abissal – Doc – 16 min – CE, direção: Arthur Leite
Melhor Direção: Bruno Bini do filme Três Tipos de Medo
Melhor ator: André Campos do filme Os Olhos de Arthur
Melhor atriz: Inês Peixoto do filme Todas as Tardes
Melhor Fotografia: Taís Mandí do filme Xavier
Melhor roteiro: Lipe, Vovô e o Monstro
Menção honrosa: Assim Nascem Canções