Você está visualizando atualmente I Colóquio de Saberes e Práticas Docentes é realizado para professores de Língua Portuguesa e Artes

A Secretaria de Educação realizou, no dia 3 de dezembro, a formação e o I Colóquio com professores de Língua Portuguesa e Artes do 6º ao 9º ano, com o tema “Saberes Docentes: reflexões e práticas dos professores de Língua Portuguesa e Artes”, na Unifametro. O objetivo foi valorizar os saberes docentes e fomentar nos professores a necessidade de reflexão sobre a sua própria prática.

As professoras formadoras Claudiana Almeida, Tatiana Alcântara, Ana Kelly Lima e Glaudia de Lima conduziram o encontro e a apresentação dos relatos de experiências dos professores. Luzivany Freire, coordenadora do Desenvolvimento Curricular, palestrou sobre os saberes docentes. Um grupo de 15 professores mostraram os projetos que acontecem nas escolas durante este ano, com a finalidade de valorizar esses saberes e dar visibilidades às ações. Os professores apresentaram 12 trabalhos de Língua Portuguesa e 3 de Artes, que abordaram diversas práticas docentes, como poesias, produção escrita, arte visual, entre outras.

Lauriza Maurício de Souza, professora da Escola José de Borba Vasconcelos, relatou sobre o projeto intitulado de ‘Livro do Mês’, que acontece em sala de aula. “Toda primeira aula do mês, é levado 10 livros para a sala de aula, depois é feita uma votação. O livro mais votado vai ser lido durante 10 a 15 minutos do início de cada aula naquele mês. Paralelo a esse, existe os empréstimos dos livros”.

Alexandre Sobreira, professor da Escola Valdênia Acelino da Silva, contou sobre o projeto denominado ‘Ludicidade em ensino de Língua Portuguesa’, que trabalha a questão de ver o português, através de jogos e atividades diferenciadas. “Foi uma oportunidade proveitosa, esse momento em que todos os professores trazem para cá, suas práticas para sistematizar com os colegas. É um momento muito rico, acabamos por trocar experiências e enriquecendo o nosso ambiente escolar, onde podemos chegar com algo e sair com mais aprendizado, isso que vai beneficiar nossos alunos e práticas em sala de aula e consequentemente o futuro deles”.

Leidiane Souza, professora da Escola Adauto Ferreira Lima, opinou sobre o encontro “É um momento muito bom, pois compartilhamos experiências uns com os outros, em meio a tantos desafios que é levar o aluno para o mundo da leitura e escrita, e esse momento aprendemos com o outro e levar novas ideias para a sala de aula”.

Jamile Sabóia, professora da Escola Comissário Francisco Barbosa, comentou sobre sua participação no Colóquio: “Eu apresentei um projeto fixo na escola, chamado ‘Piquenique Literário’. Foi uma experiência engrandecedora para mim como profissional, pois ouvir e compartilhar essa didática inovadora de crescimento da leitura e escrita, através de livros e momentos únicos com os alunos é gratificante”. No encerramento do encontro, os professores realizaram o “Amigo Literário”, no qual puderam realizar a troca livros. (Bruna Marques/ Renata Talissa)