I Encontro da Rede de Saúde Mental 2017 discute ações de prevenção ao suicídio

Você está visualizando atualmente I Encontro da Rede de Saúde Mental 2017 discute ações de prevenção ao suicídio
Foto: Ari Feitosa

A Prefeitura de Maracanaú, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 20 de julho, na Escola Profissionalizante Maria Carmem Vieira, o I Encontro da Rede de Saúde Mental 2017. O evento teve como tema “Prevenção ao Suicídio”- Precisamos falar sobre o suicídio e teve como objetivo propor uma intervenção psicoeducativa entre profissionais de diferentes áreas e serviços; aprofundar e desmitificar conceitos acerca do suicídio e discutir estratégias e medidas preventivas.

O Ceará é a terceira capital no ranking de taxa de suicídios no Brasil e o Nordeste é o maior estado com maior quantidade de suicídios. Com 533 casos registrados em 2015, o Ceará teve um crescimento de 9,2 % ( nove vírgula dois por cento) em relação a 2014. Até junho deste ano já morreram 320 pessoas, quase 2 mortes por dia.

Foto: Ari Feitosa

Os dados motivaram a coordenadoria da Rede de Saúde Pública Mental de Maracanaú, representada pela Psicologa Ana Karine Lima a discutir o tema. Para a coordenadora o assunto precisa ser mais esclarecido para a população.

“Nós enquanto rede de saúde pública de Maracanaú tivemos essa iniciativa pois acreditamos que é com a informação, a partir da prevenção que podemos evitar que isso aconteça com nossas crianças, adolescentes e jovens. Precisamos falar mais sobre esse assunto que ainda é muito velado”, disse Karine.

O tema foi debatido em mesa redonda pelos palestrantes: Psicologo Adriano Holanda que falou sobre Suicídio na Adolescência, Psiquiatra Isabela Leandro que abordou o tema da automutilação não suicida e a Psicologa Fabiana Vasconcelos que falou sobre a influência das Brincadeiras Perigosas. O Secretário de Saúde Torcápio Vieira apoiou a iniciativa e se senilizou com o tema.

Foto: Ari Feitosa

“É um momento oportuno. Através desse estudo vamos instruir nossos profissionais e em parceria, traçar planos de prevenção a esse problema que tanto nos preocupa e sensibiliza”, afirmou.

O encontro seguiu à tarde com a Palestra : Rede de Saúde pública e o seu papel na prevenção ao suicídio com as Psicologas Alaíde Poti e Marília Garcia e com espaço de discussão de Estratégias de Prevenção.

O encontro contou com a participação do Instituto DimiCuida e do Centro de Valorização da Vida,da Coordenadora de Saúde – Maria de Fátima Cunha, do Vereador Jeorgenes Castro e de profissionais da área da saúde mental do Município. (Sabrina Vieira)

Saiba mais – De Acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, o suicídio é em nível mundial, uma das cinco principais causas de morte na faixa etária dos 15-19 anos e a segunda causa de morte no grupo etário dos 15-24 anos. No Brasil, índice perde apenas para homicídios e acidentes de transito. Em todo o mundo, entre jovens, a morte por suicídio já é mais frequente que por HIV. Na população idosa e de meia idade os índices também avançam. Em Maracanaú há lugares próximos a você com pessoas preparadas para ajudar quem se encontra em sofrimento psíquico e no tratamento de transtornos mentais:

Posto de Saúde;

CAPS Geral;

CAPS AD III;

CAPS Infanto Juvenil;

ABEMP;

CIRM – Centro Integrado de Reabilitação de Maracanaú;

CRAS- Centros de Referencia de Assitencia Social;

CREAS- Centros de Referencia Especializado de Assitencia Socia;

APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

*Por Sabrina Vieira