Você está visualizando atualmente Inclusão produtiva: jovens maracanauenses participam de nova turma de aprendizes

Mais uma turma de jovens de Maracanaú ingressará no mercado de trabalho através da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Trata-se do Programa Primeiro Passo, na modalidade Jovem Aprendiz, que iniciou na última segunda-feira, 15, a capacitação dos novos jovens aprendizes no município. A aula inaugural desta turma, que atuará em empresas do segmento comercial e administrativo, ocorreu na segunda-feira, 15/01, no Centro de Convivência Social – CCS Timbó.

Em Maracanaú, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Sasc, através da gerência de Inclusão Produtiva da Coordenadoria de Ações Complementares, é o órgão municipal responsável por realizar toda a captação e acompanhamento dos jovens, bem como, a articulação com as empresas privadas que receberão os novos jovens aprendizes.

Com o Programa e todo o acompanhamento da Sasc, os jovens aprendizes encontram preparo e qualificação na busca da primeira contratação. São 11 meses de contrato com empresas parceiras do Programa em que o jovem aprendiz cumpre a prática de segunda-feira a sexta-feira (4h diárias), e mais dois dias de curso teórico, com uma aula extra por mês.

Os jovens beneficiados têm entre 18 e 22 anos, são egressos da escola pública e possuem NIS (número de identificação social), ou seja, inscrição no Cadastro Único. Além disso, são público-alvo das políticas públicas de assistência social e de segurança alimentar e nutricional.

Para a coordenadora de Ações Complementares da Sasc, Alexandra Sales, o Programa traz benefícios para todos os lados, mas principalmente para os jovens. “Essa iniciativa amplia as perspectivas de vida e trabalho da nossa juventude. Além disso, como o público-alvo são usuários da assistência social, promover a inclusão deles no mundo do trabalho, favorece a geração de renda para suas famílias”, explica.

Através da parceria, em Maracanaú, já foram qualificados mais de 150 jovens pelo programa, na linha de ação do Jovem Aprendiz, sendo um total de cinco turmas: quatro de administração e uma de produção em 2023.

Em 2024, a estimativa é de que, pelo menos, mais 150 jovens estarão prontos para ingressar no mercado de trabalho.

Saiba mais – O Programa Primeiro Passo é uma ferramenta de inclusão social e profissional que abrange todo o Ceará capacitando jovens em busca do primeiro emprego. A iniciativa do Governo do Ceará é gerenciada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Em Maracanaú, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania é o órgão municipal responsável por executar o programa.