A adolescente Bianca Marques, de 15 anos, natural de Maracanaú, será uma das representantes brasileiras na “Conferência Internacional sobre a Erradicação da Violência contra Crianças e Adolescentes”. O evento ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro, na Colômbia, organizado pelos governos da Colômbia e da Suécia, em parceria com a ONU, UNICEF e OMS.
Atuante em causas da juventude em Maracanaú, Bianca faz parte do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), uma estratégia do Selo UNICEF no município, e também é Conselheira Municipal de Políticas Públicas para a Juventude.
“A alegria que sinto é indescritível. Sou profundamente grata por todas as oportunidades e espaços que estão se abrindo para a juventude, e por tudo que está acontecendo ao meu redor. Ter a oportunidade de levar nossa voz para outro país me enche de orgulho e responsabilidade”, disse a jovem sobre sua participação no evento.
Na conferência, ela será a única adolescente na comitiva brasileira, que incluirá diversos profissionais técnicos envolvidos com a Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, como representantes da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (SNDCA/MDHC).
Saiba mais – A participação do Brasil na conferência – A presença do Brasil nesse debate reflete os avanços políticos e legislativos relacionados ao tema. O evento busca contribuir para a erradicação da violência contra crianças e adolescentes e redefinir objetivos coletivos para atingir a meta da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que visa garantir que todas as crianças vivam livres da violência.