Maracanaú participa de Encontro Nacional de Coordenadores dos Programas de Transporte do BID

No momento, você está visualizando Maracanaú participa de Encontro Nacional de Coordenadores dos Programas de Transporte do BID

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Infraestrutura, participou nos dias 6, 7 e 8 de novembro, em Brasília, do Encontro Nacional de Coordenadores dos Programas de Transporte do Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID. Na ocasião o Secretário de Infraestrutura, Caê Pessoa, e a Assessora Especial de Planejamento Urbano, Lissa Mota, apresentaram o Programa do Transporte e Logística Urbana de Maracanaú – Translog. Maracanaú é o único munícipio a participar do processo de financiamento do BID, os demais participantes são capitais e estados.

Visitas técnicas e apresentações de programas fizeram parte da programação do encontro que contou com a presença do representante do BID no Brasil, Hugo Flores, e diversos especialistas que abordaram temas como: Financiamento de infraestrutura, Cenário do transporte público urbano do Brasil e as expectativas do setor privado, Perspectivas da divisão do transporte no Brasil, Transporte e clima, Comunicação para o Desenvolvimento, Cidades Inteligentes e inovações para o setor de transporte.

Durante o evento, Maracanaú conseguiu a aprovação de mais uma etapa do processo de financiamento com o Banco. A expectativa é que até o final do ano o Município assine o contrato de financiamento com o BID para a execução do programa. O TransLog, através do financiamento do BID e recursos do Tesouro Municipal, representará um amplo e histórico investimento na infraestrutura e mobilidade urbana de Maracanaú. O Município entrará em um seleto grupo de representantes do Poder Público com acesso aos empréstimos internacionais. No Ceará, apenas Fortaleza e o Governo do Estado contam com financiamento do Exterior.

Saiba mais – O TransLog compreende obras de melhoria nos principais corredores (avenidas e ruas) da Cidade, interligação dos bairros periféricos com a Região Central do Município, integração dos diversos modais de transporte (ônibus, metrô e bicicletas, através das ciclovias e ciclofaixas) e otimização da logística para escoamento da produção dos Distritos Industriais. Para conseguir essa captação financeira, o Município desde 2014 vem atendendo uma série de requisitos, entre eles a austeridade fiscal, equilíbrio nas contas públicas e capacidade de pagamento, a realização de consultas públicas e elaboração de relatórios e documentos. (Alessandra Silva)