Maracanaú participa de formação do Programa Famílias Fortes

Você está visualizando atualmente Maracanaú participa de formação do Programa Famílias Fortes

O município de Maracanaú participou, durante os dias 23, 24 e 25 de agosto, no CREAS, da formação de facilitadores e apoiadores locais responsáveis pela aplicação do Programa Famílias Fortes. A capacitação reuniu profissionais da área da Saúde, Educação e Assistência Social e foi aplicada pela Formadora Federal da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogras- Senad/ Fiocruz , facilitadora Luana Bandeira.

O programa Famílias Fortes é uma proposta de intervenção com famílias que tem por objetivo reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de substâncias por adolescentes e construir ou fortalecer os vínculos familiares. A ação preventiva beneficiará famílias de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade que enfrentam situação de vulnerabilidade social.

Além de Maracanaú, as cidades cearenses beneficiadas com a implantação do programa, em 2017, são as seguintes: Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Redenção, Eusébio, Beberibe, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Iguatu, Quixelô e Sobral.

A aplicação do programa se dá através de sete encontros semanais entre os profissionais e as famílias, com duas horas de duração cada um, com a abordagem de temas da vida em família e o estímulo à conversação familiar. Dentre os benefícios do programa estão a redução da agressividade, do isolamento social e do uso e abuso de substâncias psicoativas; a promoção da interação entre pais e filhos e a melhoria do rendimento escolar. (Sabrina Vieira)