Maracanaú participa de formação sobre normas internacionais de direitos humanos

Foto: Assessoria da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Guarda Municipal
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Agentes da Guarda Civil Municipal de Maracanaú, iniciaram na última segunda-feira, 19/09, curso de formação de instrutores em normas internacionais de direitos humanos aplicadas à função de guarda municipal. A capacitação é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

25 servidores foram selecionados previamente, através da modalidade de Ensino a Distância (EaD) para a capacitação, que contou com 60 horas/aula, já concluídas. No formato presencial, de 80 horas/aula, os alunos receberão instruções sobre as origens do CICV e o diálogo com as forças policiais e de segurança, noções gerais sobre didática, estratégias de comunicação, manutenção de ordem pública e consequências humanitárias, dentre outras. Esse formato híbrido de capacitação é primeiro a ser implantado pelo CICV, sendo a Guarda Municipal de Fortaleza o modelo para referência de futuras capacitações na área de direitos humanos.

O corpo discente é formado por 21 servidores da Sesec e Guarda Municipal de Fortaleza e quatro servidores das guardas municipais de São Gonçalo do Amarante e de Maracanaú, que está sendo representado pelo diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da GCM de Maracanaú, subinspetor Reginaldo Nascimento da Costa e pelo diretor adjunto da Guarda Civil Municipal, Júlio César Freitas Barros. Após finalizarem o curso, os 25 instrutores terão a missão institucional de serem agentes multiplicadores das normas de direitos humanos.