Maracanaú participa de Oficina de Diagnóstico do Projeto de Implementação da Coleta Seletiva

No momento, você está visualizando Maracanaú participa de Oficina de Diagnóstico do Projeto de Implementação da Coleta Seletiva

A Prefeitura de Maracanaú participou na última quinta-feira, 8 de junho, da Oficina Municipal de Diagnóstico do Projeto de Implementação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos. O evento, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano, foi coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará – SEMA e pela empresa I&T Gestão e Resíduos, contratada pela SEMA para coordenar os processos.

O evento, que compõe o calendário de atividades para a elaboração dos Planos Regionalizados de Coleta Seletiva das três Bacias Hidrográficas (Acaraú, Metropolitana e Salgado), teve como o objetivo mapear as ações referentes à coleta seletiva, limpeza pública e a destinação do lixo municipal. Participaram representantes da Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, Cooperativa de Catadores CoomVida, empresa WF Ambiental (responsável pela coleta do lixo domiciliar de Maracanaú) e Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social-IDEAR.

Saiba mais – O Projeto prevê a elaboração de Planos Regionalizados de Coleta Seletiva nas três Bacias Hidrográficas, contemplando 81 municípios situados em 10 Regiões do Estado, entre os quais o Município de Maracanaú. A articulação municipal de Maracanaú está sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura. Os próximos passos serão o levantamento de dados, visita de campo, capacitação jurídica e contábil para formação de cooperativas e associações de catadores, elaboração de 3 planos regionalizados sobre coleta seletiva e a realização de seminários regionais sobre os Planos Regionalizados. (Alessandra Silva)