Maracanaú recebe curso de capacitação para as Olimpíadas Especial Brasil

Você está visualizando atualmente Maracanaú recebe curso de capacitação para as Olimpíadas Especial Brasil
Foto: Stênio Saraiva

Com o objetivo de promover a prática esportiva para pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especial Brasil (Special Olympics), em parceria com a Lions Club, Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil – APABB, Governo do Estado do Ceará, Centro Integrado de Reabilitação de Maracanaú – Cirm, Secretaria de Esportes de Maracanaú e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Maracanaú, realizaram, nos dias 31 de março e 1º de abril, um curso de formação para habilitar os profissionais, parceiros e voluntários, que irão atuar na seletiva estadual das Olimpíadas Especiais Brasil. Os jogos serão realizados no dia 10 de junho de 2017, no Centro de Formação Olímpica do Nordeste – CFO, em Fortaleza, e irá reunir cerca de 800 atletas de todo o Estado.

O grupo participou de atividades de integração, além de receber as instruções gerais sobre o evento. Em seguida, as pessoas foram divididas por áreas de atuação de acordo com a escolha feita previamente pelos participantes. Equipes para cuidar da secretaria, alimentação, alojamento, cerimonial, recreação, serviços do programa Atletas Saudáveis, além das modalidades esportivas, receberam as instruções técnicas e práticas dos serviços que serão prestados no dia dos jogos.

Foto: Stênio Saraiva

“O encontro foi importante para instruir os voluntários, mas acima de tudo, foi fundamental para integrá-los. O sucesso dos jogos e de cada atleta também depende deles”, afirma Vinicius Savioli, gerente nacional de treinamento da Olimpíadas Brasil.

Participaram do evento, a representante do Lions Club Ceará, Celina Guimarães; o secretário adjunto de Esportes do Governo do Estado do Ceará, Wilame Alencar; representante da APABB, Marly Pinheiro; representante do IFCE Campus Maracanaú, Rosângela Campos; o secretário municipal de Esportes, Márcio Caetano; representante da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Jeorgenes Castro; coordenador do Cirm, Júnior Araújo; secretário de Esportes de Maranguape, Cristiano Mâcedo e o representante dos Acadêmicos e Profissionais de Educação Física do Ceará, professor Vicente Cristino.

O Centro de Formação Olímpica – CFO do Nordeste, localizado em frente à Arena Castelão, em Fortaleza, faz parte da Rede Nacional de Treinamento, estruturada pelo Ministério do Esporte em todo o País. O equipamento tem área total de 85.922,12m². Com a meta de estender os benefícios das Olimpíadas para todo País, o Governo do Ceará e o Governo Federal trabalharam de forma conjunta para o sucesso do complexo, que foi incluído no PAC 2 e no Plano Brasil Medalhas 2016, que destina recursos para construção e reforma de centros de treinamento em diversos estados.

O complexo tem estrutura para abrigar 26 modalidades olímpicas, além de modalidades paralímpicas e outras que não integram o programa olímpico. As modalidades destacadas são: Atletismo, natação, badminton, nado sincronizado, basquete, pentatlo moderno, boxe, rúgbi, ciclismo, tênis, handebol, taekwondô, esgrima, tênis de mesa, futebol, tiro com arco, ginástica, triatlo, levantamento de peso, voleibol, hóquei sobre grama, vôlei de praia, judô, polo aquático, lutas e saltos ornamentais, além de futsal e caratê.

Olimpíadas Especiais Brasil – A Fundação é uma entidade sem fins lucrativos que promove o esporte para pessoas com deficiência intelectual. A entidade nacional dirigente de desportos é filiada à Special Olympics International. No Brasil há 9 modalidades esportivas (atletismo, basquete, bocha, futebol, natação, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, hóquei sobre piso), além dos Programas: APLs (Atleta Líder), Juventude e Escola, Atletas Saudáveis, Corrida da Tocha, Atletas Jovens, MATP (Atividade Motora) e Famílias. (Artur Filho)