Maracanaú será beneficiado com 870 unidades na nova etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida — PMCMV, distribuídas em quatro empreendimentos habitacionais. Os empreendimentos serão o Residencial São Roque (Pajuçara) com 248 unidades, Residencial Raimundo Virgínio (Pajuçara) com 240 unidades, Residencial Siqueira I com 200 unidades e Residencial Fátima (Alto Alegre), com 192 unidades.
O anúncio oficial foi feito pelo Ministério das Cidades, que divulgou hoje, 22, a Portaria de Seleção dos primeiros empreendimentos a serem contratados no âmbito da primeira fase do PMCMV. A solenidade, que aconteceu em Brasília, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esses empreendimentos são voltados para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico, com renda mensal bruta até R$ 2.640,00.
Brasil — Ao todo são mais de 150 mil contratações de unidades habitacionais em todo o Brasil. No Ceará são mais de 6 mil unidades a serem construídas. As construtoras terão até 150 dias para efetivar o contrato junto ao Ministério das Cidades. Agora, compete ao Município colaborar com a aprovação dos projetos urbanísticos para, após a contratação, realizar o cadastramento e seleção das famílias. A previsão do início da construção é de 12 a 18 meses após a contratação.
Seleção — A seleção das famílias se dará apenas quando a obra chegar a 50% de execução. No entanto, o município providenciará as inscrições através da Diretoria de Habitação e Regularização Fundiária a partir do primeiro semestre de 2024.