Polo Base de Saúde Indígena é reinaugurado em Maracanaú

Você está visualizando atualmente Polo Base de Saúde Indígena é reinaugurado em Maracanaú
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Inaugurado em 2006, com recurso do Incentivo da Atenção Básica aos Povo Indígenas – IABPI, o Polo Base de Saúde Indígena, localizado no Santo Antônio do Pitaguary, recebeu reforma e ampliação da unidade. O Polo recebe agora o nome de Francisco Daniel Araújo da Silva(Cacique Daniel), líder do povo indígena, falecido em 2016. A reinauguração aconteceu na quarta-feira, 29/06, com a presença do povo indígena e lideranças políticas do governo federal e municipal. A reinauguração foi marcada pela dança do Toré, por reivindicações de lideranças indígenas à Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI e também por anúncios importantes para o povo indígena, como a criação de mais duas Unidades Básicas de Saúde Indígena no Horto e Munguba(em Pacatuba).

O serviço de atenção à saúde indígena do Polo Maracanaú possui hoje infraestrutura composta por um Polo Base e duas Unidades Básicas de Saúde Indígena – UBSI (Joaquina Vieira e Munguba) que atuam três equipes multidisciplinares de saúde indígena – EMSI, com 2 médicos, 3 enfermeiros, 2 dentistas, 2 ASB, 7 técnicos de enfermagem, 9 agentes indígenas de saúde (AIS), 3 AISANS, 1 técnico em saneamento, 1 eletrotécnico e 2 motoristas (equipe) e um Centro de Referência da Assistência Social – CRAS específico para população Indígena.

O Polo Indígena também conta com o apoio e parceria da Prefeitura de Maracanaú, através da Secretaria de Saúde do Município, no desenvolvimento de suas ações, como também no apoio às atividades de educação e saúde e capacitação dos profissionais. Para o Polo, a Prefeitura de Maracanaú fez a doação de uma cadeira odontológica e entregou uma ambulância exclusiva para o povo indígena, que está disponível 24h.

Na ocasião, o Secretário Especial da Saúde Indígena, Reginaldo Ramos Machado agradeceu a parceria com a Prefeitura “Queria agradecer e parabenizar a Prefeitura, porque o Polo Base trouxe também infraestrutura e desenvolvimento pra área indígena. Esse asfalto maravilhoso está trazendo mais segurança pra população e isso tudo é uma obra da Prefeitura de Maracanaú. É importante essa parceria. A gente tem que estar junto pra fazermos coisas, unir esforços. Agradeço à pessoa do vice-prefeito Neton Lacerda e esforço do prefeito Roberto Pessoa em colocar aqui uma infraestrutura compatível com nosso Polo Base, que também é Unidade Básica de Saúde. É o que o indígena merece. Merece conforto, merece espaço, merece profissionais, merece equipamentos que estão aqui, merece um atendimento de qualidade com tecnologia. Fico muito grato de estar aqui na posição de secretário para inaugurar este trabalho que vai trazer mais saúde à população.”

O Polo Base de Saúde Indígena fica localizado na Rua Manoel Pereira, S/N, no Santo Antônio do Pitaguary e funciona de segunda a sexta, de 7:30 às 12:00 e 13:00 às 16:30. O atendimento é exclusivo para indígenas cadastrados aldeados.