Prefeito Firmo Camurça decreta luto oficial de três dias pela morte de Cacique Daniel, líder do Povo Pitaguary

Você está visualizando atualmente Prefeito Firmo Camurça decreta luto oficial de três dias pela morte de Cacique Daniel, líder do Povo Pitaguary
Foto: Gutyerrez Moreno

Uma coincidência temporal que soa como justa homenagem. Neste 19 de abril, Dia do Índio, o Povo Pitaguary irá se despedir do seu histórico líder Cacique Daniel, falecido ontem, aos 65 anos, após quatro dias internado no Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza, com complicações renais. O prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça, por meio do Decreto nº 3.268, determinou luto oficial de três dias, a partir deste 19 de abril, em homenagem ao Cacique, que era considerado uma das mais importantes lideranças do Nordeste na luta pela demarcação de terras e pelos direitos dos povos indígenas.

Sepultamento – O velório ocorre durante todo o dia de hoje, 19. A partir das 16 horas, na Praça da Reserva Pitaguary, a Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Ceará – Cocipe prepara uma grande celebração, seguida do sepultamento. São esperados representantes de várias tribos do Estado, além de lideranças políticas, comunitárias e empresariais.

História – Francisco Daniel Araújo da Silva, o Cacique Daniel, deixa como legado a demarcação das terras dos índios Pitaguary e a promoção da cultura indígena em Maracanaú, no Ceará e no Nordeste. Atualmente, sua bandeira de luta era a homologação definitiva da Reserva Pitaguary por parte do Governo Federal.  (Oswaldo Scaliotti)