Você está visualizando atualmente Prefeito Roberto Pessoa discute ações e projetos com lideranças do Povo Pitaguary

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, participou na manhã dessa terça-feira, 20/09, de reunião com as lideranças indígenas da comunidade do Santo Antônio do Pitaguary. Na ocasião, foram discutidos vários assuntos pertinentes para o território, como: reforma da Palhoça, ampliação do Cemitério Indígena, construção da ponte principal, entre outras reivindicações. Os líderes das comunidades do Horto, Olho D’Água e Santo Antônio do Pitaguary, ressaltaram a importância da linha de ônibus exclusiva para o Território, da realização dos Jogos Indígenas, da Feira Maraca, como também, a contemplação no Programa Maracanaú Passe Livre.

Outras conquistas para a Comunidade são os cursos de Culinária Indígena, promovido pelos profissionais da Instituição Movimento Saúde Mental, e do Curso de Língua Tupi, voltado para a formação de formadores em Linguagem Indígena, desenvolvido pela doutora em Letras, Odileiz Sousa Cruz.

Para o prefeito Roberto Pessoa, “a chegada de Odileiz é a concretização de um sonho antigo: resgatar a Cultura Indígena dos Povos Tupis antigos até os Povos Indígenas dos dias atuais”, afirmou.

Já, segundo a professora Odileiz Sousa Cruz, “aprender línguas faz parte da nossa cultura, vamos abrir novas veias, deixar surgir. Afinal, a cultura já está aqui. Passei 30 anos no norte do país, vivenciando e aprendendo, agora vou poder perpetuar o conhecimento aqui em Maracanaú, onde também há Povos Indígenas. A caminhada é árdua e longa, pra mim é uma responsabilidade imensa, mas estarei junto com representantes das secretarias nesse desafio”, disse Odileiz.

Estiveram presentes na reunião a secretária da Agricultura Familiar e Assuntos Indígenas, Lívia Vieira; o secretário da Secretaria Especial de Integração de Políticas Sociais, Marcelo Farias; representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano – Semam, bem como, servidores da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano e profissionais do Movimento Saúde Mental.