Prefeitura de Maracanaú realiza Semana em Combate à Tuberculose

Você está visualizando atualmente Prefeitura de Maracanaú realiza Semana em Combate à Tuberculose
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Hospital João Elísio de Holanda, realizou a abertura da Semana em Combate à Tuberculose, no auditório do hospital, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, na última segunda-feira, 20/03. Com a palestra “Cenário da Tuberculose”, ministrada pela articuladora do programa de Tuberculose e Hanseníase do Estado do Ceará, Yolanda Morano, a programação visa preparar ainda mais profissionais da saúde como médicos e enfermeiros a combaterem de forma mais efetiva os efeitos nocivos da doença em pacientes.

Até o dia 28 de março, serão realizadas com o apoio e colaboração do Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde – NUMEPS, e Coordenadoria do Programa de Tuberculose e Hanseníase, palestras e capacitações para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório, agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias e colaboradores do Sistema Nacional de Regulação-SISREG e do e-SUS, para auxiliarem no tratamento da doença e conscientização sobre as devastadoras condições de saúde, sociais e econômicas acometidas pela tuberculose. Além disso, servidores serão homenageados pelo trabalho à frente dos pacientes com Tuberculose.

Para o coordenador da tuberculose e hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiano Teixeira, a programação tem como objetivo principal intensificar os esforços para acabar com a epidemia global da doença por meio da conscientização, prevenção e tratamento eficaz da tuberculose. “Reuniremos nessa semana, profissionais da saúde de diversas áreas com o objetivo de unir forças para combater a tuberculose. Essa doença mata mais de 4,7 mil pessoas no Brasil e precisamos cada vez mais conscientizar a população da gravidade da doença e oferecer cada vez mais tratamentos adequados e eficazes para os pacientes, evitando assim mais óbitos”, enfatizou Fabiano.

Saiba mais – No dia 24 de março é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A campanha organizada pela OMS, busca conscientizar a população sobre os cuidados, diagnóstico e tratamento para a enfermidade. De acordo com estimativas do órgão, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, causador da tuberculose e apresenta risco de desenvolver a doença. São cerca de 8,8 milhões de portadores de tuberculose e 1,1 milhão de mortes por ano em todo o mundo. A tuberculose é uma doença considerada infectocontagiosa, devido à sua forma de transmissão. Os pulmões são os maiores infectados, mas ela não se restringe a eles, podendo afetar os rins, ossos e as meninges, as membranas que cobrem o músculo cerebral.