Você está visualizando atualmente Prefeitura entrega Homenagem aos Emancipadores Maracanauenses no próximo dia 4 de maio

A Prefeitura de Maracanaú promove na próxima quinta-feira, 4 de maio, a partir das 16 horas, a solenidade de entrega da Homenagem aos Emancipadores Maracanauenses responsáveis pelo processo de emancipação política de Maracanaú. O evento acontece na Praça da Emancipação, localizada na Av. Padre José Holanda do Vale, em frente a Estação do Metrofor, no Centro. O Monumento terá homenagem a 48 personalidades maracanauenses, com base no livro História de Maracanaú: Os Emancipadores, do escritor e historiador Allan Kardec Santana Marinho.

Processo de Emancipação de Maracanaú – As primeiras tentativas de emancipação de Maracanaú começaram em 1953, com os tenentes Mário de Paula Lima e Raimundo de Paula Lima. Uma segunda tentativa de emancipação ocorreu em 1962, tendo à frente o Padre José Holanda do Vale, que também não durou, pois em 1964 foram extintos todos os municípios criados em 1962. Mais uma tentativa frustrada de emancipação teve à frente o então vice-prefeito de Maranguape, Almir Dutra.

A quarta tentativa de emancipação foi em 1981 com o “Movimento de Integração e Desenvolvimento de Maracanaú” o MIDEMA, fundado por jovens lideranças do Distrito, participaram ainda dois outros movimentos, a Frente de Apoio à Emancipação de Maracanaú – FAPEMA e o CODIM. Maracanaú foi finalmente emancipado em 6 de março de 1983 e, em 4 de julho de 1983, foi assinada a Lei Estadual Nº 10.811, que legalmente reconhecia Maracanaú como município cearense.