Prefeitura realiza posse do NUCA e do COMAPETI

Você está visualizando atualmente Prefeitura realiza posse do NUCA e do COMAPETI

A Prefeitura de Maracanaú, através das Secretarias de Educação e Assistência Social e Cidadania, realizou na última quarta-feira, 21 de fevereiro, no auditório da SME, a entrega dos certificados de posse do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA e do Comitê Municipal de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – COMAPETI.

Estiveram presentes no evento a diretora da Diretoria de Educação, Ivaneide Antunes, Kátia Pinheiro, representando a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Lenílson Sousa, presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, técnicos da Secretaria de Educação e os adolescentes que compõem o NUCA e COMAPETI, acompanhados dos gestores das escolas em que estudam.

O evento contou com dois momentos de possedo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, que faz parte da articulação do selo UNICEF, com 27 adolescentes que o compõem, e o Comitê Municipal de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – COMAPETI, composto por 13 adolescentes, que vão lutar junto às escolas, sensibilizando e conscientizando quanto aos prejuízos do trabalho infantil.

Ana Beatriz, aluna que representou a Escola José Mario Barbosa, diz que o comitê é importante, porque tira as crianças que trabalham fora para sustentar sua própria família, muitas vezes também os pais saem para trabalhar e colocam os filhos para cuidar do trabalho pesado de casa, por conta disso eles não conseguem estudar, e encaminham novamente para a sala de aula. “Acho importante ser representante desse comitê, pois posso conscientizar a minha escola que os alunos ainda não têm idade para trabalhar, precisam estudar” – relatou.

Segundo Anderson Ferreira, aluno que representou a Escola José de Borba Vasconcelos, “cada um tem seu rumo e seu futuro e muitas vezes o trabalho infantil tira oportunidades que as crianças deveriam ter, então o Comitê é uma maneira de retomar o espaço que a criança, enquanto trabalhava, não teve” – contou.

Ao fim do evento, Lenílson Sousa, presidente do CMDCA, convocou os alunos Anderson e Beatriz, para que eles participassem da Comissão Municipal do Selo UNICEF. Com alegria, os estudantes aceitaram o convite e disseram estar felizes com essa nova etapa. (Regina Wesliane)