Você está visualizando atualmente Professores do 1º ao 5º ano das escolas municipais participam de formação continuada

A Secretaria de Educação, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Curricular, realizou, nos dias 23 a 25 de abril, a formação para os professores do 1º ao 5º ano que atuam na rede municipal de ensino. O encontro foi dividido em 8 salas, com cada ano uma temática diferente, mas que se complementam em sala de aula.

Marta Costa, formadora do 4º e 5º ano, ressalta a importância da formação para os professores e o tema discutido conforme agenda: “a importância dessa formação é o embasamento que o professor adquiri com estudo da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, os livros didáticos estão mais atualizados, portanto, precisamos consolidar esse trabalho do professor. Logo é importante o desenvolvimento em sala de aula para trabalhar com esses alunos”.

Foram discutidos assuntos relacionados as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências do 1º ao 5º ano. Na Língua Portuguesa foi destacado a importância da BNCC e o que ela propõe para a alfabetização, a avaliação diagnóstica municipal com atividades interventoras. Na Educação Especial foi enfatizada a atuação do professor em sala de aula junto aos alunos com deficiência. Já na matemática foi a aprendizagem a partir de jogos e manipulação de materiais didáticos, compreender unidade de medida com kg (quilograma), m (metro) e cm (centímetro), o sistema de numeração decimal no cotidiano, frações e, em Ciências da Natureza, sistemas do corpo humano.

No período da tarde, os professores das turmas de 4º e 5º ano, tiveram o encontro com as formadoras de Atendimento Educacional Especializado – AEE, da Escola Evandro Ayres de Moura, Lívia Michelle Paixão e Irlanda Silva, da Escola Pensando e Construindo. Direcionado aos alunos com deficiência, tendo como tema: A atuação do professor em sala de aula junto aos alunos com deficiência e TEA – Transtorno Espectro Autista, com o objetivo de conduzir melhor o estudante no processo de aprendizagem e socialização. (Renata Talissa)