Professores do 1º ao 5º ano das escolas municipais participam de formação continuada

No momento, você está visualizando Professores do 1º ao 5º ano das escolas municipais participam de formação continuada

A Secretaria de Educação, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Curricular, realizou, nos dias 23 a 25 de abril, a formação para os professores do 1º ao 5º ano que atuam na rede municipal de ensino. O encontro foi dividido em 8 salas, com cada ano uma temática diferente, mas que se complementam em sala de aula.

Marta Costa, formadora do 4º e 5º ano, ressalta a importância da formação para os professores e o tema discutido conforme agenda: “a importância dessa formação é o embasamento que o professor adquiri com estudo da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, os livros didáticos estão mais atualizados, portanto, precisamos consolidar esse trabalho do professor. Logo é importante o desenvolvimento em sala de aula para trabalhar com esses alunos”.

Foram discutidos assuntos relacionados as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências do 1º ao 5º ano. Na Língua Portuguesa foi destacado a importância da BNCC e o que ela propõe para a alfabetização, a avaliação diagnóstica municipal com atividades interventoras. Na Educação Especial foi enfatizada a atuação do professor em sala de aula junto aos alunos com deficiência. Já na matemática foi a aprendizagem a partir de jogos e manipulação de materiais didáticos, compreender unidade de medida com kg (quilograma), m (metro) e cm (centímetro), o sistema de numeração decimal no cotidiano, frações e, em Ciências da Natureza, sistemas do corpo humano.

No período da tarde, os professores das turmas de 4º e 5º ano, tiveram o encontro com as formadoras de Atendimento Educacional Especializado – AEE, da Escola Evandro Ayres de Moura, Lívia Michelle Paixão e Irlanda Silva, da Escola Pensando e Construindo. Direcionado aos alunos com deficiência, tendo como tema: A atuação do professor em sala de aula junto aos alunos com deficiência e TEA – Transtorno Espectro Autista, com o objetivo de conduzir melhor o estudante no processo de aprendizagem e socialização. (Renata Talissa)