As obras de requalificação da Nova Av. Pelágio Oliveira Brandão, a antiga Parque Oeste, no Distrito Industrial, seguem em ritmo acelerado. A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano – Seinfra, está investindo R$ 32,3 milhões na avenida, compreendendo drenagem, duplicação, nova pavimentação, construção de canteiro central e 3.500 metros de ciclovia. Bem como 9.400 metros de passeio com pisos podotáteis e rampas de acessibilidade, contemplando todos os elementos de segurança viária, sinalização e nova iluminação.
Espaço de lazer – A via receberá ainda uma urbanização com parque linear de extensão de 800 metros com 28 metros de largura, contemplando a implantação de 120 espécies arbóreas, ciclovia, mobiliário, iluminação e 5,2 mil metros quadrados de grama.
Homenageado – Pelágio Oliveira Brandão nasceu em Frossos ( Portugal), em 1921, e veio para o Brasil em 1937, quando se fixou em Fortaleza e iniciou, aos 16 anos, sua trajetória de sucesso empresarial. Quando chegou em Fortaleza começa a trabalhar com seu pai, Pelágio Rodrigues Oliveira, que era sócio, com outros dois portugueses, da firma Abreu Oliveira & Cia Ltda, que englobavam a Padaria Lisbonense, a Padaria Lisboa e a Padaria Industrial. Em 1946, então com 25 anos, compra a Padaria Estrela, com dinheiro emprestado pelo pai, nascendo, assim, a Padaria Estrela no centro de Fortaleza.
Na década de 1970, iniciou a fabricação de biscoitos, abrindo uma subdivisão na produção da Padaria Estrela, que viria a constituir a semente da Fábrica Estrela, indústria de produtos alimentícios derivados de trigo. Foi o início da construção de um dos maiores complexos industriais do Ceará, o Grupo Pelágio Oliveira, No início dos anos 80, a empresa foi transferia para o Distrito Industrial de Maracanaú e ampliou a fabricação de biscoitos e ingressou no ramo para massas, que foi o grande salto da empresa, consolidando no mercado a marca Fábrica Estrela. No final da década de 90, introduziu a marca Pelaggio inovando com a produção de biscoitos Wafers e de Recheados com sabores mistos. Em 2011, o Grupo Pelágio foi adquirido pela M. Dias Branco.
Pelágio de Oliveira Brandão tornou-se um proeminente membro da Comunidade Lusa de Fortaleza, de Maracanaú e um símbolo entre os imigrantes portugueses no Brasil, inclusive foi homenageado com o troféu “Martim Soares Moreno da Comunidade Portuguesa” que foi entregue no Dia de Portugal (10 de Junho de 2011). Faleceu em 8 de dezembro de 2014.