Requalificação da Av. Pelágio Oliveira Brandão segue em ritmo acelerado

Você está visualizando atualmente Requalificação da Av. Pelágio Oliveira Brandão segue em ritmo acelerado

As obras de requalificação da Nova Av. Pelágio Oliveira Brandão, a antiga Parque Oeste, no Distrito Industrial, seguem em ritmo acelerado. A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano – Seinfra, está investindo R$ 32,3 milhões na avenida, compreendendo drenagem, duplicação, nova pavimentação, construção de canteiro central e 3.500 metros de ciclovia. Bem como 9.400 metros de passeio com pisos podotáteis e rampas de acessibilidade, contemplando todos os elementos de segurança viária, sinalização e nova iluminação.

‌Espaço de lazer – A via receberá ainda uma urbanização com parque linear de extensão de 800 metros com 28 metros de largura, contemplando a implantação de 120 espécies arbóreas, ciclovia, mobiliário, iluminação e 5,2 mil metros quadrados de grama.

‌Homenageado – Pelágio Oliveira Brandão nasceu em Frossos ( Portugal), em 1921, e veio para o Brasil em 1937, quando se fixou em Fortaleza e iniciou, aos 16 anos, sua trajetória de sucesso empresarial. Quando chegou em Fortaleza começa a trabalhar com seu pai, Pelágio Rodrigues Oliveira, que era sócio, com outros dois portugueses, da firma Abreu Oliveira & Cia Ltda, que englobavam a Padaria Lisbonense, a Padaria Lisboa e a Padaria Industrial. Em 1946, então com 25 anos, compra a Padaria Estrela, com dinheiro emprestado pelo pai, nascendo, assim, a Padaria Estrela no centro de Fortaleza.

‌Na década de 1970, iniciou a fabricação de biscoitos, abrindo uma subdivisão na produção da Padaria Estrela, que viria a constituir a semente da Fábrica Estrela, indústria de produtos alimentícios derivados de trigo. Foi o início da construção de um dos maiores complexos industriais do Ceará, o Grupo Pelágio Oliveira, No início dos anos 80, a empresa foi transferia para o Distrito Industrial de Maracanaú e ampliou a fabricação de biscoitos e ingressou no ramo para massas, que foi o grande salto da empresa, consolidando no mercado a marca Fábrica Estrela. No final da década de 90, introduziu a marca Pelaggio inovando com a produção de biscoitos Wafers e de Recheados com sabores mistos. Em 2011, o Grupo Pelágio foi adquirido pela M. Dias Branco.

‌Pelágio de Oliveira Brandão tornou-se um proeminente membro da Comunidade Lusa de Fortaleza, de Maracanaú e um símbolo entre os imigrantes portugueses no Brasil, inclusive foi homenageado com o troféu “Martim Soares Moreno da Comunidade Portuguesa” que foi entregue no Dia de Portugal (10 de Junho de 2011). Faleceu em 8 de dezembro de 2014.