Saúde mental: projeto “Sim à Vida” inicia atividades em Maracanaú

Você está visualizando atualmente Saúde mental: projeto “Sim à Vida” inicia atividades em Maracanaú

No mês de conscientização sobre a temática do bem-estar mental, a Prefeitura de Maracanaú, em parceria com o Movimento Saúde Mental e por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania — Sasc, inicia em janeiro as atividades do “Sim à Vida Maracanaú”. O projeto é voltado para crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, inseridas no Cadastro Único.

Desse modo, para marcar o início das atividades do projeto em 2024 e formalizar a parceria entre Prefeitura e o Movimento Saúde Mental, foi realizada nesta terça-feira, 09/01, aula inaugural na Aldeia Pitaguary, em Santo Antônio. O momento contou com a presença do vice-prefeito Neton Lacerda; da secretária de Assistência Social e Cidadania, Glauciane Oliveira; do presidente do Movimento Saúde Mental, padre Rino Bonvini; representantes do Governo do Estado do Ceará, além de lideranças indígenas e famílias da comunidade Pitaguary.

O projeto atua com ações socioeducativas tais como apresentações artísticas, musicais, teatrais, esportivas e inclusivas. Tem o intuito de proporcionar o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas, contribuindo assim para a redução de casos de crianças, adolescentes e suas famílias com saúde mental comprometida.

Nesse contexto, o projeto “Sim à Vida Maracanaú” integra as ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é um serviço da Proteção Social Básica ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias.

Os participantes do projeto, que terá atuação nos territórios do Horto, Santo Antônio e Olho D’Água, também são estimulados a desenvolver o autoconhecimento e as suas potencialidades. Em Maracanaú, inserido na Aldeia Pitaguary, o projeto traz uma nuance diferenciada na metodologia, pois essas atividades serão feitas para agregar a cultura local, como, por exemplo, a música e dança do Toré, o grafismo indígena local, o conhecimento e o contato com a natureza e a agricultura e os jogos indígenas.

Saiba mais — O principal objetivo do Sim à Vida é elevar a autoestima, é estimular o desenvolvimento das inteligências múltiplas das crianças e adolescentes acolhidos, fortalecendo-os para evitarem quaisquer dependências, especialmente buscando preveni-las contra o uso de substâncias entorpecentes.

Com fomento da Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú — Sasc, como ação do Sistema Único de Assistência Social — SUAS (2023–2025) serão atendidas 90 crianças e adolescentes, inseridas no Cadastro Único.