A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nos dias 23 e 24 de outubro, capacitação do protocolo sobre Saúde Mental na Atenção Primária.
A capacitação do Protocolo MI — mhGAP para APS: “Programa Mental Health GAP” (Mh-GAP) da OPAS/OMS, é um manual de intervenções para transtornos mentais, neurológicos e por uso de álcool e outras drogas na rede de atenção básica à saúde, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para uso em emergências.
O treinamento visa a identificação precoce dos transtornos mentais e sintomas relacionados, como ansiedade, depressão, surtos psicóticos, ideação suicida, crises de agitação e agressividade nos pacientes dos postos de saúde. Além disso, auxilia no manejo para outros equipamentos, caso necessário.
A assistência às pessoas com transtornos mentais é um direito de todos ofertada no SUS de forma integral e gratuita, em todo o Brasil. A identificação precoce dos sintomas que necessitam de cuidado é feita por meio da Atenção Primária à Saúde (APS), sendo a porta de entrada do Sistema Único de Saúde — SUS.