Saúde realiza encontro da RAPS

Você está visualizando atualmente Saúde realiza encontro da RAPS
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o 1º Encontro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) 2024 — A Luta Antimanicomial no contexto atual, no auditório da Faculdade Uninassau, na última sexta-feira, 24/05.

Os participantes do encontro, foram acolhidos pelo musicoterapeuta do município, Chico Bruno. O evento contou com a participação de 120 profissionais de diversas áreas como, saúde, educação, assistência social, entre outras.

Também participaram da programação, usuários dos três CAPS do município. Na ocasião, foi apresentado um poema sobre a Luta Antimanicomial, escrito por um adolescente paciente do CAPS Infantil. Em outro momento, houve interação e debate dos pacientes do CAPS AD e CAPS Geral, além de exposição de trabalhos manuais feitos pelos pacientes nos grupos terapêuticos.

O Fórum Cearense da Luta Antimanicomial contribuiu para a realização desse encontro, no qual a professora Cláudia Freitas e o artista plástico José William Crispim, fizeram falas sobre a temática, emocionando a todos os presentes. Após a apresentação dos membros do Fórum Cearense, os profissionais da RAPS de Maracanaú, o médico Arthur Felipe dos Santos e a assistente social Ana Karine de Freitas, apresentaram painéis sobre as práticas de cuidado em saúde mental em Maracanaú, avaliando os avanços e desafios.

Ao final do encontro, foram deliberados encaminhamentos como a realização de outros encontros da RAPS, a criação de um Conselho Municipal de Saúde Mental, uma nova etapa da capacitação do MHGAP e a criação de grupos de saúde mental nas AVISAS.