Secretaria da Saúde realiza ações educativas em combate à Sífilis

Você está visualizando atualmente Secretaria da Saúde realiza ações educativas em combate à Sífilis

A Secretaria da Saúde realizou do dia 15 ao dia 19 de outubro uma programação com ações educativas e realizações de testes rápidos em alusão ao dia Nacional de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita, que transcorreu no dia 20 de outubro. A iniciativa visa a prevenção, esclarecimento, bem como o tratamento precoce da doença, evitando o agravamento e suas consequências.

Segundo o Secretário de Saúde, Francisco Torcápio, o importante é o diagnóstico precoce para tratamento imediato. “A prevenção é bem mais importante do que o tratamento. Prevenir é melhor que remediar”, afirma o secretário.

Procure uma Unidade de Saúde de mais próxima de você e faça o teste rápido, em 20 minutos, você já sai com o resultado e se positivo o resultado, já inicia o tratamento na Unidade de Saúde.

Saiba mais – A sífilis é uma doença infecciosa que pode levar a graves complicações. Ela é geralmente transmitida via contato sexual, quando não se usa preservativo, entrando no corpo por meio de pequenos cortes presentes na pele ou mucosas. A doença também passa de mãe para filho durante a gravidez, e pelo contato direto com o sangue contaminado. Normalmente, ela apresenta três fases distintas com sintomas específicos, de acordo com o seu estágio de infecção, no início pode aparecer uma ferida sem dor e após 10 dias desaparecem, porém, a doença vai evoluindo e pode ter consequências graves. (Bruna Morais)