Secretaria da Saúde realiza confecção de órteses para a Prevenção de Incapacidades em pacientes com sequelas de Hanseníase

Você está visualizando atualmente Secretaria da Saúde realiza confecção de órteses para a Prevenção de Incapacidades em pacientes com sequelas de Hanseníase

A Secretaria da saúde criou um núcleo multiprofissional e interdisciplinar de cuidados ao paciente com Hanseníase a fim de reduzir os danos neurais e evitar as incapacidades de difícil reversão por meio da confecção de órteses. A iniciativa tem com objetivo contribuir para o cuidado integral ao paciente com Hanseníase, que compreende não só o diagnóstico precoce, a prevenção de incapacidades e o autocuidado, mas também a reabilitação.

Os pacientes são encaminhados pelos médicos e enfermeiros das Equipes de Saúde da Família – ESF ao núcleo de reabilitação, o qual realiza a confecção das órteses de acordo com a necessidade do paciente e outras ações, tais como: orientações quanto a correta utilização, importância da manutenção e conservação da órteses; importância do autocuidado; realização de exercícios domiciliares; uso de adaptações, treino em atividades da vida diária (AVD) e atividades da vida prática (AVP).

As confecções têm obtido resultados significativos no que se refere à capacidade funcional e desenvolvimento humano dos pacientes com Hanseníase, contribuindo para a reinserção dos mesmos em todas as esferas da vida social. As órteses são confeccionados pelas fisioterapeutas do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – Nasf e médica dermatologista.

Saiba mais – O trabalho de confecção das órteses vem sendo realizado no município de Maracanaú desde Julho de 2016. Atualmente o trabalho vem sendo desenvolvido mensalmente no posto de saúde Maria de Nazaré, onde são confeccionadas órteses de gesso para membros superiores, membros inferiores e dedos (órteses digitais). (Bruna Morais)