Você está visualizando atualmente Secretaria de Educação realiza encontro de Adolescentes pela Erradicação do Trabalho Infantil

A Secretaria de Educação realizou, no dia 21 de novembro, o Encontro Municipal de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Participaram representantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, Albertina Duarte, coordenadora do COMAPETI e do PETECA, representantes do Comitê Municipal de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – COMAPETI, professores articuladores do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – PETECA, 13 escolas municipais que contam com o programa PETECA e o Joãozinho do Jatobá, conselheiro tutelar.

Anna Luiza Calixto, escritora de 19 anos, do município de Atibaia – SP, conduziu o encontro destacando as ações desenvolvidas no combate pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Ela trouxe para o encontro o seu livro “PRONTO OU NÃO, LÁ VOU EU!”, que é uma cartilha sobre os direitos das crianças e dos adolescentes.

A autora destaca a parceria que tem com o Ministério Público do Trabalho do Estado do Ceará, através do Comitê Nacional de Adolescente Contra o Trabalho Infantil, Associação para o Desenvolvimento dos Municípios Cearenses – APDMCE e o PETECA. “Através Dr. Antônio de Oliveira Lima que entende a necessidade de distribuir esse instrumental tão necessário para as mãos das crianças e adolescentes, porque a partir dessa distribuição, eles já sabem o que fazer. Estão mais preparados do que muitos adultos que conheço”.

De acordo com Davison, aluno da Escola Adauto Ferreira Lima, a participação nesse encontro é importante. “Tenho 13 anos e eu vejo esse Comitê como uma motivação para todos os jovens seguir lutando contra o trabalho infantil e dar mais voz a esse movimento”. (Bruna Marques/Johnatan de Souza)