Secretários Escolares participam de formação sobre o Censo Escolar 2023

Você está visualizando atualmente Secretários Escolares participam de formação sobre o Censo Escolar 2023
Foto: Matheus Maciel
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Educação
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

O Censo Escolar é o sistema base para toda e qualquer política pública voltada para a educação, como recursos, salário, merenda, livros, farda, entre outros. Para que os profissionais tenham pleno conhecimento do Censo Escolar e o preencham com a maior fidedignidade e organização, foi realizada uma formação para os Secretários Escolares, nesta quinta-feira, 1º de junho, na Unifametro.

Roberta Oliveira, chefe do setor de Estatística da Secretaria de Educação, afirma que a formação ocorre anualmente e é importante para reiterar o que deve ser feito e informar sobre alguns detalhes que mudam de um ano para o outro, pois os responsáveis precisam se atualizar. “Os secretários escolares têm acesso de executor, inserem as informações no sistema. Os diretores são responsáveis por verificar a veracidade de todo o trabalho e corrigir possíveis erros”, explica.

Segundo Nayara Vieira, secretária escolar, é declarado no Censo tudo o que acontece dentro da escola, como quantidade de alunos, terreno, área construída, todos os dados apurados durante o ano letivo. “Em 2023 a data base é o dia 31 de maio. Todos os alunos que estão na escola até essa data são colocados no sistema, e com isso fazemos a primeira coleta do censo escolar. No início do próximo ano é informado se os alunos foram ou não aprovados”, descreve.

O secretário escolar Dersonbel Rocha descreve a importância que a formação sobre o Censo Escolar tem para ele, que trabalha com creche e educação infantil. “Eu tenho alunos de 1 ano que estão começando a vida letiva agora, então é a primeira vez que seus dados estão sendo colocados no sistema, as minhas informações serão para o resto da vida dos alunos”, destaca.