Você está visualizando atualmente Segurança Alimentar e Nutricional em destaque: Maracanaú participa de Seminário para fortalecimento do SISAN

A Prefeitura de Maracanaú marcou presença na última segunda-feira, 6 de maio, no Seminário de Fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional — Sisan. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa, reunindo prefeitos, secretários e gestores dos 184 municípios cearenses.

Representando a Secretaria de Assistência Social e Cidadania — Sasc, participaram: Daniel Baima, atual gestor da pasta; Alexandra Sales, coordenadora de Ações Complementares e Laryssa do Vale, gerente de Segurança Alimentar e Nutricional.

O encontro realizado pela Secretaria de Proteção Social do Governo do Estado, teve como objetivo mobilizar os municípios para reafirmar o combate à fome da população vulnerável, por meio de adesão ao Sistema Sisan, uma iniciativa do Governo Federal que visa garantir o direito humano à alimentação adequada, coordenando e integrando políticas públicas e ações intersetoriais ao nível federal, estadual e municipal. Até o momento, 62 municípios cearenses já aderiram ao Sisan e Maracanaú é um deles.

O Seminário contou ainda com a presença da secretária Nacional de Combate à Pobreza e à Fome do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Valéria Burity; da primeira-dama do Estado, Lia de Freitas e da titular da SPS, Onélia Santana.

Sobre o Sisan — O Sisan foi instituído pela Lei n.º 11.346, de 2006, também conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN). Essencial ao enfrentamento da fome, da desnutrição e da má alimentação, o Sistema atua no sentido de incluir o acesso físico e econômico a alimentos, de promover práticas alimentares saudáveis e de fomentar a agricultura familiar e sustentável, buscando garantir que todos os brasileiros tenham acesso a uma boa nutrição.