Seinfra inicia levantamento de dados para elaboração do Plano Mara

Você está visualizando atualmente Seinfra inicia levantamento de dados para elaboração do Plano Mara

A semana na Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano – Seinfra começou com uma atividade diferente. Visando dar continuidade ao processo de elaboração do Plano de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Menina nos Transportes Coletivos e Espaços Públicos de Maracanaú – Plano Mara, a Secretaria iniciou nesta segunda-feira, 21 de agosto, uma série de encontros com o objetivo de realizar um levantamento qualitativo da percepção de segurança da mulher nos transportes e espaços públicos, através do método de grupo focal.

Neste primeiro grupo focal, composto por mulheres do Conselho da Cidade e Conselho de Habitação de Interesse Social de Maracanaú, houve uma partilha a respeito da experiência de utilizar o transporte público em Maracanaú e circular nos espaços públicos do Município. A sensação de insegurança foi o tema mais compartilhado. As experiências apresentadas serão analisadas e levadas em consideração pela equipe de técnicos durante a elaboração do Plano Mara. O processo incluirá em sua metodologia entrevistas em diversos bairros do Município, caminhadas exploratórias, consulta pública e capacitação.

O Plano Mara compõe o conjunto de ações do Programa de Transporte e Logística Urbana de Maracanaú – Translog. O Plano Mara é dividido em quatro etapas: a fase M de Movimento, onde serão realizadas 700 entrevistas com mulheres em todas as regiões da cidade de Maracanaú; a etapa A de Ação com grupos focais e caminhadas exploratórias; a fase R de Responsabilidade com audiências e consultas públicas; e a fase A de Aprendizagem, em que serão realizadas oficinas para a conscientização dos agentes sociais e da sociedade civil.