SME realiza formação com coordenadores pedagógicos

Você está visualizando atualmente SME realiza formação com coordenadores pedagógicos

A Secretaria Municipal de Educação – SME, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Curricular realizou no dia 8 de agosto, formação continuada para coordenadores pedagógicos. O evento realizado na Faculdade para o Desenvolvimento do Nordeste – Fadesne, contou com a participação 128 educadores, convidados e técnico da SME. Na ocasião, foram discutidos o tema da 3ª conexão: “Ambientes e Identidades”, com objetivo de ampliar e potencializar as práticas e processos formativos desenvolvidos em sala de aula. “A ideia dessa formação é trabalhar com os coordenadores e professores a questão das identidades nordestina, afro-brasileira e indígena desses profissionais e fazer com que essas abordagens também possam chegar aos alunos”, explica a professora Priscila Pimentel.

Durante a manhã, os coordenadores pedagógicos participaram de um círculo de diálogos com o tema “Ambiente e Identidades: contribuições para uma educação antirracista”, mediado pela professora doutora Sandra Haydée Petit, da Universidade Federal do Ceará – UFC, pela professora Patrícia Matos, da coordenadoria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial de Fortaleza e com a colaboração de Rafael Ferreira, do Núcleo de Africanidades Cearenses.

Pela tarde, eles foram distribuídos em oito estações, onde foram abordadas questões culturais, através da dança, contação de histórias, culinária, xilogravura e etnobotânica. As oficinas e debates ministrados nas estações, foram mediadas por estudantes, pesquisadores e professores de diversas instituições parceiras, como a UFC e Faculdade Maurício de Nassau. Uma oportunidade para os coordenadores acompanharem na prática, como essas questões podem ser trabalhadas pelo professor em sala de aula.

A professora Cristina Lopes Alves, coordenadora pedagógica da Escola José Dantas Sobrinho, participou da oficina de Corporeidade Ancestral, e comentou essa experiência: “É importante redescobrir o corpo, movimentá-lo, e trabalhar esse tipo de atividade como forma de valorizar a cultura afro-brasileira”. O secretário de Educação, professor Marcelo Farias, esteve presente na formação e comentou a necessidade do protagonismo dos alunos para o desenvolvimento da educação. “Reconhecer a pluralidade cultural presente dentro das salas de aula é um fator importantíssimo para os jovens se sentirem inseridos e motivados.” O evento foi encerrado com apresentação de danças africanas feitas pelo pesquisador Rubéns Lopes, estudante do curso de Dança da Universidade Federal do Ceará. (Thaynan Lima, Priscila Lima)