SMU faz ecofaxina nas margens do Rio Salgadinho

Você está visualizando atualmente SMU faz ecofaxina nas margens do Rio Salgadinho

A Secretaria do Meio ambiente e Controle Urbano-SMU, realizou na manhã desta quarta-feira, 21, uma ecofaxina nas margens do Rio Salgadinho, na Pajuçara. Durante a manhã foi feita uma limpeza e o plantio de mudas de árvores em torno do rio. A ação faz parte do Programa Junho Ambiental da SMU, que favorece o desenvolvimento da educação ambiental e cidadã aos participantes e contribui para a sustentabilidade da relação homem com o meio ambiente. A ecofaxina contou com a participação de alunos da Escola Técnica de Maracanaú e da comunidade do local.

A ecofaxina faz parte do plano de revitalização do Rio Salgadinho, que foi iniciado após a construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, no bairro Pajuçara, na qual foi preciso retirar várias arvores do local. Por meio do programa o Município se comprometeu em fazer o replantio dessas árvores. Estão sendo replantadas 342 árvores.

A revitalização do Rio Salgadinho é uma ação ambiental realizada com apoio do secretário de Meio e Ambiente e Controle Urbano, Miguel Pessoa, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, que resultou na restauração do piso do calçadão, restauração dos bancos e plantação de árvores.

“Quem já passou por esta área deve lembrar como era. Além desta ação de hoje, muitas outras ocorreram para que pudéssemos revitalizá-la. Aqui novas árvores vão florescer e o Riacho Salgadinho continuará a receber ações de limpeza. A ação socioambiental reforça a mensagem que a Prefeitura pretende passar. Nossa missão é preservar o meio em que vivemos e trabalhamos intensamente por este objetivo”, afirma Miguel Pessoa.

A coodenadora da SMU, Cristina, pediu o apoio da comunidade para a conservação da infraestrutura do local e das árvores plantadas.

“Maracanaú está fazendo sua parte. Pedimos que a comunidade adote cada planta aqui colocada e cuide, pois esse é o noso futuro. Maracanaú está com um plano de arborização. Queremos voltar aqui em 2018 e ver essas arvores em perfeito estado, mas precisamos do apoio da comunidade”, ressaltou Cristina Medeiros. (Sabrina Vieira)