Você está visualizando atualmente Solenidade celebra 5 milhões de passageiros transportados gratuitamente pelo Programa Passe Livre

A Prefeitura de Maracanaú realizou no último domingo, 26/11, uma solenidade em comemoração a marca de 5 milhões de passageiros transportados gratuitamente, por meio do Programa Passe Livre. O evento aconteceu na Praça David Lopes de Oliveira, na Avenida I, no Jereissati (em frente ao Feira Center). Na ocasião, foram premiados dois alunos do Município que fizeram as melhores redações do Concurso Literário sobre a importância do Passe Livre para a Cidade. Os vencedores foram Quezia Júlia Albuquerque Gomes, aluna da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Governador Luiz Gonzaga Fonseca Mota, que recebeu um notebook, e Ana Larisse Pacheco Lima, aluna da Escola Municipal Comissário Francisco Barbosa, que recebeu ingressos para o parque aquático.

Participaram da solenidade o prefeito Roberto Pessoa; o vice-prefeito Neton Lacerda; a deputada Federal, Fernanda Pessoa; o deputado Estadual, Firmo Camurça; o secretário de Comunicação, Raphael Pessoa, o secretário de Assistência Social e Cidadania, Chico Barbeiro; o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Formação Tecnológica, Paulinho do Cezinha; o diretor do Demutran, Paulo Henrique Costa; a secretária Especial da Mulher, Margareth Rose; o diretor da Via Metro, André Eskinazi, além de vereadores.

Saiba mais — Implantado em dezembro de 2021 pela Prefeitura de Maracanaú, o Passe Livre permitiu aumento da ordem de 325% no número de passageiros transportados, passando de 117 mil por mês (em 2021) para 500 mil por mês (em 2023), sendo 81% deste total gratuitamente. Juntamente com o Passe Livre, Maracanaú ganhou um moderno sistema de transporte, com 9 linhas, 22 ônibus em operação e cobertura em todos os bairros, sendo boa parte da frota climatizada.

A passagem é gratuita através do Passe Livre para pessoas inscritas no Cadastro Único — CadÚnico, estudantes, bolsistas do programa Qualifica (da Prefeitura), agentes comunitários de saúde e de endemias, bem como as pessoas com Transtorno do Espectro Autista — TEA e seu acompanhante, mediante apresentação da carteira de identificação.

O sistema é mantido da seguinte forma, por usuários que pagam a passagem, a qual é de R$ 2,60, uma das menores na Região Metropolitana de Fortaleza. Os pagantes representam apenas 19% do total. A maioria da operação da frota é mantida com recursos próprios do Município, baseado nos quilômetros rodados nas nove linhas de ônibus.