Você está visualizando atualmente Técnicos da Secretaria de Educação participam do VI Congresso Nacional de Educação

A Secretaria Municipal de Educação participou do VI Congresso Nacional de Educação – CONEDU, realizado nos dias 24, 25 e 26 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O tema foi “Avaliação: Processos e Políticas”, que abordou a discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. A avaliação que envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, as suas implicações no processo de ensino e aprendizagem dos alunos nas escolas.

O VI CONEDU teve como objetivos oportunizar discussões que valorizem as práticas dos profissionais da Educação, aproximando, cada vez mais, a universidade da escola de educação básica para a produção de conhecimentos e demandas formativas e avaliativas. A Secretaria Municipal de Educação de Maracanaú foi representada por técnicos da Diretoria de Educação. Alritércia Henrique, Claudiana Almeida, Sônia Freire e Tatiana Alcântara representaram a equipe de 6º ao 9º ano.

Os técnicos também participaram na categoria comunicação oral no VI CONEDU. Edlane de Freitas Chaves, técnica da Educação Infantil, e Cleidiane Sobreira de Sousa Castro, professora do Centro de Educação Infantil Elsa Maria Laureano Pereira, apresentaram “A documentação pedagógica no processo de adaptação das crianças na creche”. Maria Luzirene Oliveira do Nascimento, professora de Educação Infantil da EMEIEF Professor Francisco Araújo do Nascimento, apresentou “Freinet e a Educação do povo: Trabalho e cooperativismo como centralidade da educação”.

Cleyton Rodrigues, representou a equipe de 1º ao 5º ano e EJA, com o trabalho intitulado “Formação docente, história, teoria e prática na educação de jovens e adultos (EJA), Maracanaú CE”. Maria Charleny de Sousa da Silva e Mariana de Jesus Freitas, representantes da equipe de 1º ao 5º ano, apresentaram “Práticas pedagógicas de professores formadores de Maracanaú-CE: Formação continuada utilizando a Sequência Fedathi para análise de resultados”.

O artigo “Formação continuada de professores: escrita colaborativa e a prática pedagógica investigativa / reflexiva”, de autoria de Charleny de Sousa e Mariana Freitas será publicado no E-book do Congresso. Dina Séfora Santana Menezes Lima, da equipe de 1º ao 5º ano, e Arlete Moura de Oliveira Cabral, da Gestão Escolar, expuseram o trabalho “Resultados das avaliações do SPAECE e a concepção qualitativa das formações continuadas no ensino de matemática para os pedagogos”. (Bruna Marques)