Vacinação contra gripe inicia em Maracanaú

Você está visualizando atualmente Vacinação contra gripe inicia em Maracanaú
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

A Campanha de Vacinação em Maracanaú contra a Influenza, o vírus da gripe, já começou nessa segunda-feira (12) e vai até 9 de julho. Seguindo normativa do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do município informa que a ação será dividida por etapas e grupos prioritários.

A primeira etapa da vacina começou ontem e segue até 10 de maio, onde estão sendo vacinadas crianças a partir de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas (crianças de 6 meses a 18 anos) e trabalhadores da saúde. A imunização ocorre em todos os postos de saúde de Maracanaú. Basta se dirigir a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, no período de 8h às 12h, portando cartão de vacina.

A secretária Socorro Norjosa explica que Maracanaú seguirá com duas campanhas simultaneamente e, por conta disto, “irá realizar a vacinação contra a gripe no período da manhã e no período da tarde seguirá com a campanha de vacinação contra a Covid-19”.

A segunda etapa inicia em 11 de maio e segue até 8 de junho, onde o grupo prioritário será dos idosos e professores. Neste ano, duas campanhas ocorrem em conjunto: a vacinação contra a Covid-19 e a contra a gripe. Portanto, é necessária uma maior atenção. O Ministério da Saúde indica que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários – por exemplo, os idosos – procurem se vacinar antes contra a covid-19. Especialistas recomendam pelo menos uma diferença de 14 dias entre uma e outra.

A terceira e última etapa da vacinação contra a gripe começa em 9 de junho e vai até 9 de julho. Nela serão imunizadas as pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.