A Prefeitura de Maracanaú, através da Secretaria de Educação, oferece aos maracanauenses oportunidades de aprendizagens em línguas estrangeiras como o Inglês e o Espanhol, além da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com a criação do Centro de Línguas de Maracanaú (CLM). Funcionando nos três turnos, são ofertados cursos básicos e intermediários. Os projetos Português para Surdos, CLM Comunica, Coral, Música e Letra, Violão e Técnicas Vocais, Monitoria em Libras, Encontros de Libras, Rádio CLM e Cineo Tapeo são projetos educativos permanentes da instituição.

O CLM disponibiliza material didático, dispõe de 12 salas de aula climatizadas, banheiros convencionais e adaptados, biblioteca, laboratório de informática, auditório e cantina. Uma infraestrutura que proporciona aos estudantes um melhor rendimento educacional.

Os docentes de Inglês possuem proficiência certificada pela Universidade de Cambridge, instituição inglesa de referência internacional. Os docentes de Espanhol são certificados pelo Exame DELE, organizado pelo Instituto Cervantes, referência em comprovação a nível internacional da Língua Espanhola. O Centro de Línguas de Maracanaú é centro aplicador da prova de proficiência em Espanhol com a certificação SIELE, do Instituto Cervantes, da Espanha.

Alunos da rede municipal, estadual, particular, professores, servidores públicos, funcionários de empresas da cidade e a comunidade podem concorrer a uma vaga. A seleção acontece semestralmente e para ingressar nos cursos de Inglês e Espanhol, os candidatos realizam prova com conhecimentos em língua portuguesa, história e geografia de Maracanaú, além de atualidades. Já para o curso de Libras, a seleção é realizada levando em consideração critérios definidos no Edital. O Centro de Línguas de Maracanaú (CLM) fica na Rua Belém, 91, no Piratininga. O telefone para contato é 3383-3879.