quinta-feira, 26 de Abril de 2018
Início Secretaria de Educação

Secretaria de Educação

marcelo-farias
José Marcelo Farias Lima

É formado em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar pela Faculdade de Filosofia do Ceará – Fafice. Foi Secretário de Educação de Maracanaú durante 12 anos (1993 – 2004) e retomou a pasta em 2007. Também atuou como docente em escolas públicas e particulares e universidades – Uece e UFC. Desenvolveu também atividades como técnico da Secretaria de Educação do Estado, Coordenador do Pró-Rural, Delegado da 1ª Delegacia Regional de Educação (Dere), dentre outras funções. Atualmente, é membro do Conselho Estadual de Educação.

Competências

Seguir uma política pública de educação cujo vetor primordial seja a qualidade de ensino, Adotar um plano de ações estratégicas que envolve a humanização do ensino, a valorização dos trabalhadores da educação e a integração da comunidade; Cumprir um modelo de gestão democrática e participativa para uma educação emancipadora. Visão Estratégica • Qualidade: Excelência na oferta dos serviços educacionais e culturais e no cumprimento da função social da escola. • Equidade:Garantia do acesso, permanência e sucesso no processo educacional. • Compromisso:Projeto educativo comprometido com a transformação social. • Democratização: Gestão participativa, autônoma com sustentabilidade dos serviços e dos processos. • Ética: Valorização da pessoa humana e probidade na gestão da educação. • Solidariedade: Fortalecimento do senso de coletividade, companheirismo, compromisso e cooperação. • Identidade: Valorização da cultura local, destacando o desenvolvimento industrial, contextualidade à cultura universal e ao ambiente natural. Visão de Futuro: Seremos uma Secretaria de excelência na prestação dos serviços educacionais, de referência nacional e internacional, assegurando à escola e aos demais usuários um elevado padrão de qualidade nas ações desenvolvidas, caracterizadas por atitudes solidárias, democráticas, éticas e empreendedoras. Missão: Garantir o atendimento aos serviços educacionais, culturais e desportivos com qualidade e equidade, proporcionando a formação por meio de um projeto educativo inovador e criativo, num ambiente democrático e de valorização humana.cro e pequenas empresas e negócios.

Ações

Conferência Infanto-juvenil do Meio Ambiente Os alunos do Ensino Fundamental do 6° ao 9ª ano das escolas públicas municipais participam anualmente da Conferência Infanto-juvenil do Meio Ambiente. As atividades são realizadas nas escolas, onde os alunos participam de atividades durante de discussão sobre temas relacionados ao assuntos: mudanças climáticas, biodiversidade, diversidade étnico-racial e segurança alimentar e nutricional. Além dos alunos das escolas municipais, participam também os povos indígenas, comunidades quilombolas, povos de assentamentos, além de crianças de rua. Deparados os temas, os alunos refletem os principais problemas locais ligados a cada um deles e tentam encontrar alternativas para solucioná-los , gerando relatos e projetos. Os projetos são enviados para a Secretaria de Educação do Estado que selecionará, em todo o Ceará, 25 representantes para participar da Conferência Nacional, realizada a cada 3 anos, em Brasília.

Semana da Pátria Maracanaú promove anualmente uma das mais belas homenagens à Independência do Brasil. A Semana da Pátria reúne a comunidade, técnicos da Secretaria de Educação, escolas públicas e particulares de Maracanaú na preparação antecipada para organização de todo a homenagem. O Desfile Cívico, também conta com a presença das Forças Armadas e dos Bombeiros. O evento ocorre nas ruas do centro da cidade e nos bairros durante todo o dia 7 de setembro.

PNAIC O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Pacto esse, que Maracanaú adere e No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: 1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador; 2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias; 3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade; 4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

Formação permanente de gestores A Formação permanente de gestores é uma atividade constante da Secretaria de Educação. Iniciado com a seleção de gestores e novas formações, o processo tem buscado potencializar os talentos, fortalecer os relacionamentos e intensificar as capacidades gestoras de todos. Ocorridas mensalmente, as formações e reuniões com os gestores tendem a aproximar mais ainda a Secretaria de Educação e as escolas, favorecendo todo o processo educativo. Exercitando a prática da democracia e estimulando a participação de todos os segmentos da população, a Secretaria de Educação promove encontros sobre alternativas a uma educação de qualidade em Maracanaú, além de seminários com educadores e técnicos objetivando uma atualização permanente de todos os envolvidos no processo educativo. Em 2012 foi lançado o Plano Plurianual contendo todos os resultados e metas a serem alcançados referentes à Educação. Tendo vigência até 2021.

Cultura de Paz Construir coletivamente uma cultura de paz nas escolas de Maracanaú é o objetivo maior do projeto permanente desenvolvido nas escolas da rede pública municipal. Tem como objetivo maior promover um ambiente de amizade e respeito ao outro no ambiente escolar ampliando para a comunidade em que cada aluno convive.

Educação especial A Educação inclusiva no município de Maracanaú tem como objetivo principal garantir e implementar as políticas de inclusão, promovendo a construção de uma escola aberta para todos, que respeita e valoriza a diversidade, desenvolve práticas colaborativas, forma redes de apoio à inclusão e fomenta a participação da comunidade.

Planejamento Participativo A população de Maracanaú colaborou com os projetos voltados ao setor educacional desde sua concepção. Assim tem sido realizado o planejamento estratégico da Secretaria de Educação. Esse trabalho foi iniciado com um seminário para a comunidade educacional. A segunda fase do planejamento foi construída através de encontros com associações, sindicatos, conselhos, órgãos públicos e demais membros da sociedade.

Municipalização do Ensino Infantil Prefeitura de Maracanaú assumiu a responsabilidade de fato e de direito do Ensino Infantil, oferecendo melhorias: professores de nível superior, boas instalações físicas, material didático e merenda escolar.

Fale Conosco

Endereço: Rua Capitão Valdemar de Lima, 202 – Centro
Telefones: 3521-5652 / 3521-5664
E-mail: seduc@maracanau.ce.gov.br
Horário de Atendimento: 08h às 12h e 13h às 17h

Níveis e Modalidades de Ensino

Educação Infantil (Creche e Pré-Escola)
Em Maracanaú, as crianças recebem uma educação que visa o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social, psicomotor, cultural e linguístico. Nas escolas municipais, todos os professores possuem graduação e são concursados, garantindo a qualidade nesse estágio da formação dos alunos. O município atende, na Educação Infantil, tanto as modalidades creche como de pré-escola. A merenda escolar é uma das prioridades. O cardápio é elaborado pelas nutricionistas da Secretaria de Educação que também ministram palestras nas escolas com temas relacionadas à nutrição e boa alimentação. O Município conta ainda com o Programa de Alimentação Escolar com objetivo de atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Integram também o sistema municipal duas creches que funcionam em tempo integral atendendo crianças de 0 a 3 anos de idade. Além das creches municipais, a educação também conta com o apoio de creches contratadas para proporcionar uma quantidade maior de alunos atendidos.

Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental tem como objetivos, conforme a Lei nº 9.394/96, a formação básica do cidadão, mediante:
I – O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III – O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV – O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Educação de Jovens e Adultos
O município de Maracanaú tem fortalecido a política para recuperar a oportunidade de alguns cidadãos que não tiveram a educação no tempo certo. Por isso, trabalha com uma formação continuada especificamente voltada para esse público.
A educação de jovens e adultos é compreendida em: presencial, semipresencial e alfabetização de jovens e adultos.

Educação Especial Inclusiva
Maracanaú adota uma política que favorece a inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola regular. Para atender com qualidade a essa demanda, o município conta com o Centro Integrado de Educação e Saúde (CIES), que possui uma infraestrutura física e profissionais especializados no atendimento das diferentes deficiências. O CIES também possui equipamentos modernos e laboratórios de informática adaptados para pessoas com deficiência.
Com objetivo de proporcionar condições de educação igualitária para todos, a prefeitura contratou intérpretes e instrutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para dar suporte aos educadores com alunos surdos e assim, potencializar estes estudantes na aquisição do conhecimento.

Equipamentos

Centro de Línguas de Maracanaú
A Prefeitura de Maracanaú, através da Secretaria de Educação, proporciona a toda a comunidade maracanauense mais uma oportunidade no desenvolvimento educativo com a criação do centro de Línguas de Maracanaú (CLM), o equipamento dispõe de 12 salas de aula, banheiros convencionais e adaptados, biblioteca, laboratórios de informática e cantina. Uma infraestrutura excelente que proporciona aos alunos um melhor rendimento educacional.
O equipamento funciona nos três turnos, oferecendo cursos de Inglês, Espanhol e Libras.
Para ingressar no CLM é realizada semestralmente uma seleção aberta a toda à comunidade em que para ingressar nos cursos de Inglês e Espanhol deverão realizar uma prova seletiva, já para o cursos de Libras, a seleção é realizada levando em consideração outros critérios.

Núcleo de Tecnologia da Educação (NUTEM)

1. O Núcleo de Tecnologia Educacional de Maracanaú (NUTEM)
O NUTEM é responsável pela implantação da IE nas escolas e tem como função principal capacitar e orientar os gestores e professores, quanto ao uso pedagógico das tecnologias digitais na sala de aula, bem como na manutenção preventiva desses aparelhos. Portanto, as funções básicas do NUTEM são: capacitar professores; prestar suporte pedagógico e técnico às escolas; realizar pesquisas na área, desenvolver e disseminar experiências educacionais.

2. O Laboratório de Informática Educativa de Maracanaú (LIEM)
O LIEM é um espaço pedagógico disponível, na escola, com objetivo de contribuir com o processo de construção do conhecimento de todos os segmentos da Escola. O espaço do LIEM deve ser contemplado na proposta politico pedagógica da escola. Isso significa inserir as tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar, buscando minimizar a situação de exclusão digital a qual está submetida a clientela escolar.

CADEE
Criado em agosto de 1990, pela Prefeitura Municipal de Maracanaú, em parceria com a APAE, o Cadee funcionou no formato assistencialista às pessoas com necessidades especiais até 2011. A partir de 2012, passou a receber outra denominação CIES – Centro Integrado de Educação, Saúde e Assistência Social e também com a participação das Secretarias de Saúde e de Assistência Social. Com a nova denominação o CIES passa a ser escola regular de ensino inclusivo atendendo crianças com ou sem deficiência. Seu grande diferencial, além do educacional, é atender crianças com deficiências no atendimento educacional especializado no próprio centro com profissionais da Saúde e ter à disposição da comunidade um atendimento socioassistencial no campo da habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência promovido pelos profissionais da Secretaria de Assistência Social.
DETRE
Diante da necessidade de dispor de um espaço para realizar os planejamentos das escolas, as capacitações dos educadores e diversos outros evento de interesse da Prefeitura de Maracanaú, foi criado o Departamento de Treinamento (DETRE), um equipamento da Secretaria de Educação de Maracanaú. O Detre funciona desde 1997 e conta com uma estrutura constituída por dez salas para planejamento, um auditório, uma quadra e mais uma sala para coordenação do setor.

Atualmente, Eugênio José Dantas é coordenador do Departamento de Treinamento.
Contato : Eugênio: 3392. 8038.

Adauto Ferreira Lima
Avenida do Contorno Leste, S/Nº – Timbó
3392.8141 – 3382.3062

Adélia Santos de Sousa, Professora
Avenida Central, 120A – Novo Oriente
3392.8145

Alegria Cultural
Rua Costa do Sol, 1061, Siqueira II
3392.8647

Almir Freitas Dutra, Prefeito
Rua Eng. Elifio de Medeiros, 06, Alto da Bonança – Pajuçara
3392.8280 – 3297.2456

Ana Beatriz Macedo Tavares Marques, Estudante
Rua Joacir Freitas Dutra, S/N – Alto da Mangueira
3392.8569

Antônio Albuquerque Sousa Filho
Rua Senador Petrônio Portela, 145 – Pajuçara
3392.8363 – 3297.1803

Antônio Gondim de Lima
Avenida Lateral Sul, S/N – Acaracuzinho
3467.8410 – 3131.6252

Aprender Pensando
Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 – Pajuçara
3392.8293

Braz Ribeiro da Silva
Rua 21 de Abril, 291 – Bairro Boa Vista
3371.3160 – 3392.8153

Centro Integrado de Educação, Saúde e Assistência Social de Maracanaú – CIES
Avenida X, S/N – Jereissati II
3392.8157 – 3392.8159 – 3392.8160 – 3371.0070

Carlos Drummond de Andrade
Rua Pedro Álvares Cabral, 30 – Jardim Bandeirante
3392.8351

Carlos Jereissati, Senador (Escola e Creche)
Avenida I, S/N – Jereissati I
3392.8058 – 3382.2206

Centro de Educação de Jovens e Adultos de Maracanaú – Cejam
Avenida Pe. José Holanda do Vale, 38 – Centro
3392.8078 – 3371.3232

Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pajuçara – Cejap
Rua Luís Gonzaga dos Santos, 1001 – Pajuçara
3392.8030

Centro de Línguas Estrangeiras e Libras de Maracanaú – CLM
Rua Belém, S/N – Piratininga
3401.8041

César Cals Neto
Rua Henrique da Silva, 5531 – Horto Florestal
3392.8318 – 3384.3046

César Cals de Oliveira Filho, Governador
Rua Lituânia, S/N – Alto Alegre I
3392.8161

Cezarina de Oliveira Gomes, Professora
Rua 12 de Outubro, 1177 – Parque Tijuca
3392.8508

Construindo o Saber
Av. Central, s/n, Jereissati I
3392.8022 – 3392.8023

Cora Coralina
Rua 04, 1945 – Alto Alegre
3392.8165

Departamento de Treinamento – DETRE
Avenida do Contorno Sul, S/N – Pajuçara
3392.8038 – 3297-2524

Durval Aires, Jornalista
Rua do Sol I, 548 – Cidade Nova
3392.8643

Edson Queiroz
Avenida do Contorno Sul, S/N – Timbó
3392.8169

Eleazar de Carvalho, Maestro
Avenida Central, S/N, Novo Oriente
3392.8186 – 3467.9630

Elias Silva Oliveira
Rua Dona Maria Augusta, S/N – Horto Florestal
3392.8405

Escola Indígena de Educação Básica do Povo Pitaguary
Rua Prof. José Henrique da Silva, S/N – Santo Antônio do Pitaguary
3392.8520 – 3392.8521

Evandro Ayres de Moura
Rua São Sebastião, 341 – Jardim Bandeirante
3392.8409 – 3215.2156

Francisca Florência da Silva, Professora
Rua Siqueira Campos, 1185 – Parque São João
3392.8680

Francisco Antônio Fontenele
Rua Noé Sales Bezerra, S/N – Jaçanaú
3392.8417 – 3383.1672

Francisco Araújo do Nascimento, Professor
Rua 129, n° 191 – Timbó
3392.8413 – 3382.0738

Francisco Barbosa, Comissário
Rua 11, 116 – Vila das Flores / Boa Vista
3392.8676

Francisco Oscar Rodrigues, Professor
Rua Pedro Batista, 1180 – Alto da Bonança / Pajuçara
3392.8421 – 3215.1358

Genciano Guerreiro de Brito
Avenida XII, 03 – Jereissati II
3391.8671

Heitor Villa Lobos
Avenida Nova Fortaleza, 1635 – Cidade Nova
3392.8099

Hélder Pessoa Câmara, Dom
Rua Guarapari, 1360 – Siqueira
3392.8651

Herbert José de Sousa – Betinho
Avenida VI, S/N – Jereissati II
3382.8001 – 3382.1581

Integrando o Saber
Rua Vicente Ferreira Góis, 85 – Alto da Mangueira
3392.8177

Irmã Dulce
Quadra F, 100 – Alto da Mangueira / Vida Nova
3392.8516 -3392.8517

Instituto São José
Avenida Padre José Holanda do Vale, 2071 – Centro
3392.8026

José Assis de Oliveira
Rua Paulo Afonso, S/N- Jari
3383.9258 – 3392.8302

Jatobá
Rua Juscelino Kubitschek, 1941- Jatobá
3498.2712 – 3392.8334

João Magalhães de Oliveira
Rodovia Raimundo Pessoa de Araújo, 700 – Mucunã
3383.1948 – 3392.8339 – 3392.8340

Joaquim Aguiar
Rodovia CE 065, KM 09 – n° 9821
3392.8983

José Belisário de Sousa
Rua Manoel Moreira Lima, 790 – Coqueiral
3392.8182 – 3371.3140

José Dantas Sobrinho
Avenida Central S/N – Novo Oriente
3392.8173 – 3467.7213

José de Borba Vasconcelos
Avenida do Contorno Sul, S/N – Timbó
3392.8190

José Mário Barbosa
Rua Gabriel Ferreira de Sousa, 850 – Olho D’Água
3392.8524

José Martins Rodrigues, Deputado
Avenida VI, S/N – Jereissati I
3392.8005 – 3382.1686

José Nogueira Mota
Rodovia José Nogueira Mota – Mucunã
3392.8343

Júlio César Costa Lima I
Rua Jacarandá, 460 – Alto Alegre
3392.8528

Liceu de Maracanaú
Rua Novo Oriente, S/N – Piratininga
3392.8684 – 3392.8685

Luís Carlos Prestes
Rua Pedro Caetano de Paiva, 337 – Pajuçara
3392.8359 – 3215.1373

Luis Gonzaga dos Santos
Rua Pedro Batista, 10 – Boa Esperança / Pajuçara
3392.8367

Maria de Lourdes da Silva, Professora
Rua 13, Quadra 236, 800 – Alto Alegre
3392.8659

Maria Gláucia Menezes Teixeira Albuquerque, Professora
Rua Gomes Sampaio, 1230 – Siqueira
3401.9160

Maria de Jesus de Sousa Macambira, Professora
Avenida Senador Petrônio Portela, 430 – Pajuçara
3392.8379

Maria do Socorro Viana Freitas, Professora
Rua 10, S/N – Novo Maracanaú
3392.8197

Maria José Isidoro, Professora
Rua 13, 20 – Alto da Mangueira
3392.8198

Maria José Holanda do Vale, Professora
Rua Adalberto Malveira, 1353 – Siqueira II

Maria Liduina Nunes Sena, Professora
Rua 3, 2001 – Alto Alegre II
3392.8203 – 3467.6977

Maria Marques Cedro, Professora
Rua do Sol I, 285, – Cidade Nova
3463.5000

Maria Marques do Nascimento
Rua José Nogueira Mota, 83 – Mucunã
3392.8268 – 3383.1949

Madre Teresa de Calcutá
Rua Engenheiro Elífio Medeiros, 61 – Pajuçara
3392.8548

Mario Covas, Governador
Avenida 09, 260 – Jereissati II
3392.8211 – 3371.7135

Manoel Gomes de Morais
Rua Pedro Lourenço, S/N – Mucunã
3392.8532

Manoel Moreira Lima
Estrada do Pau Serrado, S/N – Pau Serrado
3392.8536

Manoel Rodrigues Pinheiro de Melo
Avenida Central, 2000 – Acaracuzinho
3392.8375

Manoel Róseo Landim
Rua Oscar Ferreira de Brito, 161 – Mucunã
3392.8540

Maria Pereira da Silva
Rua Justino de Sousa, 842 – Pajuçara
3215.2304 – 3392.8384

Maria Rochelle da Silva
Rua Delmiro Júnior, 50 – Cidade Nova
3463-1806 – 3392-8207

Mirian Porto Mota (Creche)
Av. VI, S/N – Jereissati I
3392.8108 – 3382.1894

Napoleão Bonaparte Viana
Rua Napoleão Bonaparte Viana, 410 – Luzardo Viana
3392.8388

Narciso Pessoa de Araújo
Av. Pe. José Holanda do Vale, S/N – Novo Maracananzinho
3392.8104 – 3392.8105

Norberto Alves Batalha
Rua Prof. José Henrique da Silva, 4031 – Picada
3392.8215 – 3384.3058

Norma Célia Pinheiro Crispim, Professora
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2295 – Siqueira
3392.8392

Nossa Senhora de Fátima (Creche)
Rua F, S/N – Conjunto Nossa Senhora de Fátima / Luzardo Viana
3383.2288

Núcleo de Tecnologia de Maracanaú
Rua Belém, S/N – Piratininga
3371.0740

Osmira Eduardo de Castro (Creche)
Avenida Central, 100 – Novo Oriente
3392.8112

Parque Piratininga
Rua Amazonas, 01 – Piratininga
3392.8219 – 3371.8015

Paulo Freire, Professor
Rua Paulo Batista, 660 – Pajuçara
3392.8623

Pensando e Construindo
Rua Pereira Silva, 1442 – Jardim Jatobá
3498.3939 – 3392.8689

Rachel de Queiroz
Av. XII, 203 – Jereissati II
3392.8223

Rodolfo Teófilo
Rua Otávio Alves, 09 – Pajuçara
3392.8396

Rui Barbosa
Rua do Campo, S/N – Piratininga
3392.8227 – 3371.3134

Santa Edwirges
Rua Paulo Afonso, 1840 – Alto Alegre
3467.9668 – 3392.8401

Sinfrônio Peixoto de Moraes
Rua Júlio Mendes, 255 – Pajuçara
3392.8034 – 3215.2045

Tancredo Neves, Presidente
Rua 2, S/N – Novo Maracanaú
3392.8232 – 3371.3209

Ulisses Guimarães, Deputado
Rua 29, 10 – Nov Oriente
3467.9463 – 3392.8565

Valdênia Acelino da Silva
Rua Irineu Machado, S/N – Parque São João
3392.8561

Vinícius de Morais
Rua N, S/N – Esplanada do Mondubim
3392.8050 – 3463.3844

Walmiki Sampaio de Albuquerque
Avenida do Contorno Sul, S/N – Conjunto Industrial
3392.8470 – 3463.1164

Programa Brasil Alfabetizado
O programa é uma das possibilidades para se enfrentar esse desafio. O Município de Maracanaú tem aderido ao programa desde 2005. É um Programa voltado exclusivamente para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. É também, uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O apoio financeiro vem da parceria da prefeitura de Maracanaú com a SECADI, no qual através de resoluções determina ao Município o desenvolvimento de ações para a aplicação do mesmo.

Programa Projovem Urbano
O Projovem Urbano visa promover ações para a elevação da escolaridade, a qualificação profissional em nível inicial e a participação cidadã dos jovens beneficiários. Essas ações são financiadas por transferências diretas de recursos, executadas pelo FNDE/MEC, aos estados e ao Distrito Federal e àqueles municípios que aderem ao Programa e se comprometem a desenvolvê-lo em completa consonância com as normas estabelecidas com o Projeto Pedagógico Integrado e com a legislação que rege o Projovem Urbano.

Programa Universidade Operária do Nordeste
O Programa Universidade Operária do Nordeste, foi instituído pela lei nº 1.448, de 03 de setembro de 2009, que instituiu no Município de Maracanaú e constitui-se de um sistema integrado de educação básica de nível fundamental na modalidade de jovens e adultos integrada à Educação profissional para grandes contingentes de operários e pessoas com necessidades especiais domiciliadas em Maracanaú, regularmente inscritos no Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. O Programa tem como beneficiários a população do referido município com idade compreendida entre 25 e 45 anos.

Programa Mais Educação
O Programa Mais Educação fundamenta-se no aporte teórico da educação integral, entendida como um processo intencional, planejado, sistemático e gradual a fim de garantir o desenvolvimento integral às crianças, aos adolescentes e jovens, sujeitos de direitos que vivem numa sociedade contemporânea marcada por intensas transformações e exigências crescentes da sociedade ao acesso, à permanência e ao êxito dos sujeitos sociais.
Sendo assim, a Educação Integral dar-se-á por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas que qualifiquem o processo educacional e melhorem o aprendizado dos estudantes. Não se trata, portanto, da criação ou recriação da escola como instituição total, mas da implicação e da articulação dos diversos atores sociais que já atuam de forma corresponsável na garantia de direitos e na formação integral de nossas crianças e jovens.

centro-linguas-maracanauA Prefeitura de Maracanaú, através da Secretaria de Educação, proporciona a toda a comunidade maracanauense mais uma oportunidade no desenvolvimento educativo com a criação do Centro de Línguas de Maracanaú (CLM), o equipamento dispõe de 12 salas de aula, banheiros convencionais e adaptados, biblioteca, laboratórios de informática e cantina. Uma infraestrutura excelente que proporciona aos alunos um melhor rendimento educacional.

O equipamento funciona nos três turnos, oferecendo cursos de Inglês, Espanhol e Libras.

Para ingressar no CLM é realizada semestralmente uma seleção aberta a toda à comunidade em que para ingressar nos cursos de Inglês e Espanhol deverão realizar uma prova seletiva, já para o cursos de Libras, a seleção é realizada levando em consideração outros critérios.

O centro de Línguas de Maracanaú (CLM) fica na Rua Belém, S\N no Piratininga. O telefone para contato é 3401.8041.

Editais

Lançada em outubro de 2011 durante a festa em comemoração ao dia do professor, no Clube da Parceria, a revista Educação & Reflexão é uma publicação semestral de responsabilidade da Secretaria de Educação de Maracanaú e registrada sob o número ISSN 2237-7883. Com o slogan “a gestão refletindo suas práticas”, os exemplares abordam temas de interesse dos educadores municipais.

A revista nasce da necessidade de publicizar o conhecimento produzido e desenvolvido pelos servidores, bem como forma de servir de registro e memória das ações realizadas por técnicos, professores e alunos. Esta é uma publicação concebida para o meio digital, porém alguns exemplares são impressos esporadicamente e distribuídos pela Secretaria de Educação, com colaboradores da edição, representantes da sociedade civil, membros da comunidade escolar, líderes políticos e personalidades educacionais.

A publicação conta com uma equipe fixa que forma o Conselho Editorial da revista. Fazem parte deste grupo as professoras: Arlete Moura de Oliveira Cabral, Glaucia Mirian de Oliveira Souza, Gleíza Guerra de Assis Braga, Joyce Carneiro de Oliveira, Kamile Lima de Freitas Camurça e Rosana Maria Cavalcanti Soares. Esta equipe é dirigida pelo professor Antônio Nilson Gomes Moreira que exerce a função de Coordenador Editorial. Além destes membros, outros educadores recebem convites pontuais para auxiliarem em atividades diversas, tais como: indicação de entrevistados, revisão de textos e sugestões de pautas.

A produção da revista é de responsabilidade do jornalista Thiago Mena Barreto Viana, assessor de comunicação da Secretaria de Educação. É dele também a criação do projeto gráfico, diagramação, elaboração e edição dos textos e imagens.

Educação & Reflexão conta ainda com o apoio da professora Marita dos Santos para a revisão gramatical do conteúdo, com o técnico em informática João Batista Monteiro Soares, com o fotógrafo Stênio Saraiva e demais profissionais da Assessoria Especial de Comunicação Social de Maracanaú que hospedam a versão digital da revista no site da Prefeitura Municipal de Maracanaú.

Últimas Notícias