UPA 24 horas, Unidade de Atendimento Básico e Terceiro Turno nos Postos garantem mais locais e tempo para cuidar da saúde dos maracanauenses 

Você está visualizando atualmente UPA 24 horas, Unidade de Atendimento Básico e Terceiro Turno nos Postos garantem mais locais e tempo para cuidar da saúde dos maracanauenses 

A Prefeitura de Maracanaú, juntamente com a inauguração da UPA 24 horas, entregará à população, no próximo dia 22, a Unidade de Atendimento Básico – UAB, garantindo que os maracanauenses tenham prioridade absoluta no atendimento médico oferecido pela Prefeitura. Além da UAB e da UPA 24 horas, a população contará com três postos funcionando em terceiro turno, no Jereissati, Acaracuzinho e Timbó.

A UAB, que abrirá diariamente das 8 às 20 horas, atenderá somente pacientes residentes em Maracanaú, ou seja, o cidadão maracanauense não terá que concorrer com pessoas de outros municípios para utilizar o serviço. A Unidade funcionará onde hoje está a Emergência Infantil do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda, no Centro, com equipes médicas de pediatria e adulto, sendo voltada para pacientes de baixo risco – casos de menor gravidade.

A decisão de instalar a UAB na Região Central de Maracanaú e garantir o terceiro turno em postos de saúde em regiões estratégicas se deve ao fato de 60% dos pacientes que buscam hoje a emergência do Hospital Municipal de Maracanaú se enquadrarem no perfil de atendimento básico (baixo risco). Atualmente, 13.250 pacientes passam por mês (441 por dia) nas Emergências Adulto e Infantil do Hospital Municipal. A UAB e os três postos de saúde com terceiro turno também funcionarão até às 20 horas porque mais de 67% dos atendimentos ocorrem neste horário 8 às 20 horas. Em 2017, das internações no Hospital Municipal, 65% são de pessoas residentes em Maracanaú, no entanto, 35% são de pessoas de outros 40 municípios do Ceará. O Hospital da Mulher, que realiza entre 350 a 400 partos por mês, registrou atendimentos de mulheres de 67 municípios do Estado, somente em 2017. Esses dados demonstram a importância de se instalar uma Unidade de Atendimento Básico e do terceiro turno nos postos para receberem exclusivamente os pacientes de Maracanaú.

A UAB e os postos de saúde com terceiro turno no Jereissati I, Timbó e Acaracuzinho funcionarão como retaguarda e apoio ao sistema, evitando que pacientes de baixo risco, residentes em bairros da área Central do Município, procurem a UPA 24 horas de Maracanaú, localizada na Rua João Henrique da Silva, na Pajuçara (próximo à Arena Carlão), que ficará com o foco voltado aos pacientes de médio e alto risco ou seja, casos de maior gravidade.

Unidade de Atendimento Básico – UAB

Endereço: Rua João Alencar S/N, Centro (antiga emergência infantil do Hospital Municipal)

Horário de atendimento: 8 às 20 horas

Terceiro Turno nos Postos de Saúde

Jereissati I: Posto de Saúde Elias Boutala Salomão – Av. III c/ Av. Central s/n°

Segunda-feira a Quinta-feira, das 16 às 20 horas; e Sexta-feira, das 14 às 20 horas

Acaracuzinho: Posto de Saúde Maria José Carvalho de Andrade – Avenida Lateral Norte, s/n°

Segunda-feira a Quinta-feira, das 16 às 20 horas; e Sexta-feira, das 14 às 20 horas

Timbó: Posto de Saúde Prefeito Almir Dutra – Rua 125, nº396

Segunda-feira e Quarta-feira, das 16 às 20 horas; e Sexta-feira, das 14 às 20 horas