2º Fórum Comunitário do Selo Unicef 2021–2024 é realizado em Maracanaú

Você está visualizando atualmente 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef 2021–2024 é realizado em Maracanaú

Maracanaú segue rumo à conquista, pela quinta vez, do Selo UNICEF.

Envolvendo massivamente a população maracanauense e todas as secretarias da Prefeitura de Maracanaú, a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — CMDCA, realizaram nesta quarta-feira, 05 de junho, o 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef — Edição 2021–2024.

A celebração contou com apresentações culturais das crianças que participam do “Projeto Sim à Vida” e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Cras Indígena, Piratininga e Pajuçara. O momento marcou o percurso do município rumo à conquista da certificação do Selo, além de destacar a realização das inúmeras ações para o cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes maracanauenses.

Com a temática: “Avaliando conquistas e identificando desafios”, o encontro teve também como objetivo avaliar as ações que, para avançar nos eixos do Selo, foram desenvolvidas através do Plano Municipal de Ação pelos Direitos da Infância e dos Adolescentes, elaborado na primeira edição do Fórum, em 2022.

Divididos em oito grupos de trabalhos, os participantes avaliaram os resultados sistêmicos que envolvem as secretarias do município, bem como o eixo de participação social e gestão de resultados.

“Temos aqui uma grande caminhada desses intensos quatro anos de trabalho e, hoje, avaliaremos tudo que conquistamos para as crianças e adolescentes nesse percurso”, explicou a articuladora do Selo Unicef e presidente do CMDCA, Glauciane Oliveira.

Neste fórum, Maracanaú também recebeu a visita de representantes locais do UNICEF para atuarem como observadores da ação. Rui Aguiar, chefe de escritório UNICEF em Fortaleza, destacou o trabalho do município. “Maracanaú é um município que ensinou muito para o Ceará, aqui tem um pouco de tudo aquilo que a gente, enquanto UNICEF, espera de um município brasileiro. E estamos com a expectativa que a quinta certificação aconteça, estamos esperando um recorde de certificações do Selo no Ceará”, frisou.

A segunda edição do Fórum Comunitário reuniu secretários e servidores municipais, além de representantes de diversos equipamentos, dos Conselhos Municipais da Prefeitura de Maracanaú, dos Conselhos Tutelares, do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes — NUCA e demais membros que compõem a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente do município.

SELO UNICEF — É uma iniciativa para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. Maracanaú busca pela quinta vez a conquista do Selo UNICEF e, para receber o prêmio, envolve um trabalho em grupo, com a participação de todos os órgãos municipais.