O Centro Cultural Dorian Sampaio recebeu nesta terça-feira, 17/10, a 4ª Conferência Municipal de Cultura de Maracanaú – CMC. Artistas, representantes da sociedade civil e servidores do município participaram do evento, cujo objetivo foi colaborar, de forma efetiva, no processo de construção participativa das políticas públicas de cultura. O evento iniciou com apresentações artísticas e culturais de música e dança e seguiu com as discussões dos eixos de grupos de trabalho.
“Após dez anos, recebemos a indicação do Ministério da Cultura para realizar a 4ª Conferência Municipal de Cultura. Um momento ímpar para a cidade e para os fazedores de cultura de Maracanaú. A gente tem o maior prazer de trazer essa discussão, porque a construção de política pública vem do ouvir e muito mais do falar” destacou Reginaldo Silva, Analista de Estudos e Projetos da Secretaria de Cultura e Turismo de Maracanaú e um dos organizadores da CMC.
Essa foi uma das etapas para a realização da Conferência Nacional de Cultura, que será realizada no período de 4 a 8 de março de 2024, em Brasília, e tem como tema “Democracia e Direito à Cultura”. A iniciativa pretende promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da federação, de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil.
A Secretaria de Cultura e Turismo de Maracanaú – Secult, apresentou no evento os quatorze nomeados a conselheiros titulares, representantes do Poder Público e os indicados pela Sociedade Civil, com os respectivos suplentes, para compor o Conselho Municipal de Política Cultural de Maracanaú, para mandato de dois anos (biênio 2024/2025), nos termos dos artigos 2º, 3º, 5º e 11º da Lei Municipal n.º 2.175, de 12 de março de 2014.
Portaria Nº 3.465/2023 - Nomeia os conselheiros do Conselho Municipal de Cultura
Para a Secretária de Cultura e Turismo de Maracanaú, Antônia Almeida, a Conferência de Cultura é um momento muito importante de discussão, onde são abordados temas que vão impactar diretamente nas políticas de cultura para o ano que vem. Segundo a secretária, Maracanaú receberá vários auxílios financeiros, como o da Lei Aldir Blanc, então era necessário que o Conselho Municipal de Política Cultural de Maracanaú estivesse instalado.
Como parte da programação da CMC ao nível municipal, foram eleitos Delegados Governamentais e Delegados da Sociedade Civil para representar Maracanaú na Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá entre os dias 30 de novembro a 3 de dezembro, na região metropolitana de Fortaleza, no SESC Iparana. Confira os eleitos:
Delegados Governamentais
Titulares:
Francisco Reginaldo Pereira da Silva
Secretaria de Cultura e Turismo
Maria José Araújo Martins (Mara Pitaguary)
Secretaria da Agricultura Familiar e Assuntos Indígenas
Maria do Socorro Rodrigues Santos
Secretaria de Juventude e Lazer
Suplentes:
Ana Paula Oliveira
Secretaria do Trabalho, Emprego e empreendedorismo
Carlos Antônio Freire Silva
Câmara dos Vereadores
Paulo Salomão da Silva Souza Costa
Coordenador da Diversidade Sexual e Promoção da Igualdade Racial
Secretaria Especial da Mulher e Direitos Humanos
Delegados Sociedade Civil
Titulares:
Regis Luiz de Souza
Francisco Ronaldo Silva Costa
Auriana Costa de Andrade
Reginaldo Alexandre Bezerra
Suplentes:
Eduardo Silva dos Santos
Edmari Cunha da Silva
José Maria de Paula Almeida
Jefferson Gonçalves Silva