A agente de saúde Maria Leonarda Silva, de 67 anos, que é indígena do Povo Pitaguary, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra o Coronavírus em Maracanaú. A escolha da profissional dá-se por sua história junto ao município. Ela atua há 21 anos como agente de saúde em localidades indígenas. Leonarda, que atua na linha de frente da Covid-19, já contraiu o vírus no período de julho do ano passado. A imunização ocorreu no Posto de Saúde Carlos Antônio Costa Pessoa Martins, nesta terça-feira, 19.
Ao receber o convite, a agente de saúde se mostrou surpresa e honrada por ser escolhida a participar deste momento histórico. Após a vacinação, dona Leonarda fez um apelo para que a população “não deixe de se vacinar, quando vier a vacina. Não dói nada. Estou muito feliz”.
O evento contou com a participação do prefeito Roberto Pessoa, do secretário de Saúde de Maracanaú, Dr. Galba Freire Moita, presidente do Comitê COVAC- Comitê de Vacinação, Avaliação e Controle da Covid-19 em Maracanaú, Dra. Nadja Lopes, e a vice-presidente Luciana Vienne, além de secretários municipais e vereadores.
O município de Maracanaú recebeu, através do Governo do Estado do Ceará, a quantidade de 3.060 doses da vacina CoronaVac para imunização de parte da população pertencente aos grupos prioritários: trabalhadores da saúde; pessoas idosas, acima de 60 anos, residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas) e população indígena vivendo em terras indígenas, conforme orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).