Você está visualizando atualmente Agentes Comunitários de Saúde de Maracanaú recebem novos tablets para uso profissional
Foto: Pierre Veras
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Para trazer melhorias na rotina de trabalho e otimizar informações dos usuários do SUS, a Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 15/02, a entrega de novos tablets com tecnologia avançada para os 287 Agentes Comunitários de Saúde do Município. A mudança do equipamento tem o objetivo de facilitar o trabalho dos ACS que utilizam o equipamento todos os dias e precisam de um tablet mais moderno para facilitar seus trabalhos.

O Agente Comunitário de Saúde – ACS é o profissional responsável por realizar visitas domiciliares, ouvir os relatos da comunidade, identificar os problemas e agravos de saúde e informar a demanda da população à equipe do programa Estratégia de Saúde da Família. Ele se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce.

O cadastramento realizado pelo Agente Comunitário de Saúde é de fundamental importância para o reconhecimento da população registrada na Unidade Básica de Saúde, para a identificação dos seus problemas e para a priorização da oferta de serviços de saúde. O conhecimento do território e das famílias que vivem nele é de extrema relevância para a definição do processo de trabalho da equipe, uma vez que possibilita ações efetivas aumentando a resolutividade dos serviços prestados. Hoje a Cidade de Maracanaú tem 236.704 inscritos no Sistema de Informação da Atenção Básica – SISAB.

O tablet tem grande importância para alcançar as metas da gestão municipal que é melhorar indicadores de acompanhamento de gestantes, prevenção de saúde, identificação de doenças, ampliar a cobertura e cadastro de famílias, como também o atendimento aos pacientes domiciliados e acamados.