A Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Sasc da Prefeitura de Maracanaú marcou presença na Cúpula do G20 SOCIAL, realizada no Rio de Janeiro de 14 a 16 de novembro. O evento, inédito na história do encontro de líderes mundiais das maiores economias do mundo, foi construído ao longo de 2024 visando ampliar a participação de atores não governamentais nas atividades e processos decisórios do G20.
A programação da Cúpula do G20 SOCIAL contou com a realização de diversas “Plenárias Temáticas” apontadas, pelo Brasil, como prioritárias para o mundo e, entre os temas, está o enfrentamento às desigualdades sociais e à fome. Todos os debates promovidos foram organizados por movimentos sociais, grupos de engajamento, organismos internacionais, conselhos, universidades, governos, setor privado, dentre outros, do Brasil e do exterior, totalizando 271 atividades.
Representando o município, Glauciane Oliveira, secretaria-executiva da Sasc, destacou a importância de estar presente nesse momento. “Foram dias de muitas trocas e aprendizados para motivar, impulsionar e qualificar ainda mais nossas ações políticas e técnicas no enfrentamento das desigualdades, do combate à fome e da sustentabilidade em nossos cotidianos”.
Reunindo mais de 47 mil participantes, o G20 Social culminou na entrega da declaração final ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento, elaborado com a contribuição de diversos setores da sociedade, aborda temas cruciais como o combate à fome, à pobreza e à desigualdade, além da necessidade de uma transição energética justa e da reforma da governança global.
Prefeitura de Maracanaú com informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS.