Atividades de conscientização no trânsito são realizadas em Maracanaú

Você está visualizando atualmente Atividades de conscientização no trânsito são realizadas em Maracanaú

O movimento em alusão a Campanha Maio Amarelo foi realizado na manhã desta sexta-feira, 19, na Avenida Dr. Mendel Steinbruch, no bairro Pajuçara, próximo a empresa Avon Cosméticos, com o objetivo de prevenir a sociedade contra acidente de trânsito. As atividades são fruto de uma ação conjunta do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes – Demutran de Maracanaú, em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual – PRE. Na ocasião, os agentes municipais de trânsito e os policiais rodoviários distribuíram materiais educativos e brindes para os condutores.

Foto: Stênio Saraiva

Sobre o Maio Amarelo – O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

O Maio Amarelo teve como ponto de partida a Assembleia Geral das Nações Unidas que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. (Artur Filho)