Autocuidado é tema do 4º Encontro de Saúde Mental

Você está visualizando atualmente Autocuidado é tema do 4º Encontro de Saúde Mental
Foto: Stênio Saraiva

A Secretaria da Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental e dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, realizou nesta terça-feira, 11 de dezembro, na FAMETRO, o 4º encontro da Rede de Saúde Mental de Maracanaú com o tema: “Autocuidado em Saúde Mental”. O evento reuniu 150 profissionais da saúde e outras áreas, com objetivo de cuidar destes trabalhadores na tentativa de humanizar o atendimento em saúde, no município. Foram oferecidas oficinas terapêuticas de Reiki, Musicoterapia, Radioterapia, Relaxamento e Biodança, facilitadas por técnicos específicos de cada área.

Foto: Stênio Saraiva

Nós temos a consciência que nossos trabalhadores da saúde enfrentam diversos problemas em seu cotidiano de trabalho, que são fatores que causam aborrecimentos e sofrimentos psíquicos dos mesmos. Nesse sentido, estamos realizando esse encontro para valorizar nossos profissionais e cuidar melhor deles, para que eles possam cuidar melhor da população de Maracanaú”, destacou Ana Karine, coordenadora de Saúde Mental.

A Professora Doutora, Laysa Castelo Branco apresentou aos profissionais a importância de práticas diárias de autocuidado e esclareceu que um dos caminhos para achar o cuidado com si mesmo é a reconexão com a intuição e a compaixão consigo mesmo.

Foto: Stênio Saraiva

Nos criticamos e nos machucamos, o tempo todo, devido às grandes pressões do dia-a-dia. Por isso, é necessário esse exercício de compaixão e de olhar para si. Quando a gente cuida de si, alcançamos a autonomia do que queremos ser”, afirmou Laysa. (Sabrina Vieira)