Bairros de Maracanaú recebem carro Fumacê para o combate ao Aedes Aegypti

Você está visualizando atualmente Bairros de Maracanaú recebem carro Fumacê para o combate ao Aedes Aegypti

A Secretaria da Saúde do Município, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado – Sesa, receberá hoje, 10, dez carros Fumacês, às 15h30min. Os carros percorrerão as ruas de Maracanaú. Serão 1.600 quarteirões pulverizados, priorizando os bairros a partir de fatores entomológicos e epidemiológicos, como os índices de infestação do mosquito e o número de casos da doença. O carro Fumacê serve pra eliminar o mosquito Aedes aegypti adulto e tentar controlar o avanço da doença.

O fumacê só mata parte dos mosquitos adultos. O inseticida lançado pelo fumacê não mata as larvas do Aedes aegypti, que estão nas caixas d´água, potes, baldes, pneus, lajes, bandejas das geladeiras, onde estão os focos do mosquito. É necessário manter os quintais sempre limpos, recolher todo objeto que acumula água, até mesmo tampinhas de refrigerante e cascas de ovos. Os baldes com água acumulada para utilidades domésticas devem ficar bem tampados.

A limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por semana porque os riscos podem continuar ameaçando a saúde da família e dos vizinhos. Isso porque em pouco mais de oito dias os ovos depositados pela fêmea escondidos em algum lugar dentro de casa e no quintal, em contato com a água, podem virar larva, pupa e depois o mosquito adulto, voando por aí e transmitindo dengue, chikungunya e zika.

Denúncia de focos do mosquito – A população de Maracanaú pode realizar denúncias de possíveis focos do mosquito por meio do Alô Dengue: 3521-5006. (Bruna Morais)